Ação do Ônibus Lilás atendeu cerca de 400 mulheres no município

Cerca de 400 mulheres foram atendidas na ação do Ônibus Lilás, que se encontra em Torres desde o dia 19 de março, promovendo orientações em saúde e atendimento sobre violência contra a mulher. Para marcar o Dia Internacional da Mulher, várias atividades foram desenvolvidas em Torres dirigidas ao público feminino. Entre elas, desde a última terça-feira até esta quinta, 21, o município recebeu o Ônibus Lilás, projeto do Governo do Estado que circulou por bairros e pelo interior do município com a missão de levar informação, atendimento e acolhimento a mulheres, principalmente as que são vítimas de violência. Encerrando a programação em Torres, o Ônibus esteve na manhã desta quinta-feira, no Posto Central e à tarde, na Praça XV de Novembro.

De acordo com a coordenadora do Centro de Referência da Mulher, Cláudia Biasi, a maior parte das mulheres vítimas de violência doméstica não chegam diretamente tratando do assunto. “Elas se aproximam do Ônibus para realizar um exame de saúde e aos poucos tratam da preocupação maior”, diz Cláudia. A maioria procura pela aferição da pressão e pelo exame de glicemia, poucas indagam diretamente sobre violência ou agressão física, sexual ou psicológica. Quem precisa de apoio encontrou ajuda profissional neste projeto. A iniciativa já ocorreu no ESF Rio Verde, no ESF Vila São João, no Salão Paroquial da Itapeva, no ESF São Jorge, no ESF São Brás, no ESF Sadi Pipet de Oliveira e no ESF São Francisco.

A promoção para o Dia Internacional da Mulher foi organizada pela Prefeitura de Torres, por meio de diferentes setores, como o CRM, a Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria do Trabalho, Indústria e Comércio e pela vereadora Zete Silveira, da Procuradoria da Mulher na Câmara dos Vereadores. A ação do Ônibus Lilás no centro da cidade, contou com o apoio de integrantes da Comissão da Mulher Advogada da OAB/Torres e da Brigada Militar. No dia 27, quarta-feira, às 19h, a Casa da Terra volta a sediar evento da programação do Dia Internacional da Mulher com a palestra “Liderança em Transformação”, em parceria com o Sebrae. A exposição será da consultora em desenvolvimento de pessoas, Gabriela Zambrano Ávila Jost, com o objetivo de levar a líder à compreensão sobre a velocidade das mudanças tecnológicas e comportamento do consumidor.