Resultados da Saúde são apresentados em audiência pública

Na tarde desta segunda-feira, 24 de junho, a Secretaria Municipal da Saúde realizou Audiência Pública de Prestação de Contas referente aos primeiros quatro meses deste ano. A atividade ocorreu na Câmara dos Vereadores contando com a apresentação da secretária Suzana Machado, e a presença de pequeno público. Otimizando recursos e ações, o município atingiu os objetivos propostos.

Na audiência, a secretária anunciou que em breve, o município vai disponibilizar exames de endoscopia e coloscopia. Entre os temas abordados pelos vereadores, constou a disponibilidade de exames, oportunidade em que foi anunciado para breve, o oferecimento de 400 exames de endoscopia e coloscopia. No momento o acesso encontra-se em processo de licitação. Há sete anos que o Estado não disponibiliza verba para estes exames que agora serão viabilizados por emenda parlamentar.

A audiência foi coordenada pelo presidente da Comissão de Saúde, Valmir Daitx Alexandre, formanda ainda pelos vereadores Val Bresolin e Silvano Borja. O Relatório de Gestão Municipal de Saúde, entre os dias 1º de janeiro e 30 de abril de 2019, tem como objetivo avaliar as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde. Os indicadores de Pactuação demonstrando sinteticamente os resultados alcançados, evidenciando os aspectos que contribuíram ou dificultam para o desempenho de algumas ações. Nele constam a execução da receita e despesas da fonte municipal, estadual e federal.

Na ocasião, os vereadores indagaram sobre o montante que o Governo do Estado está em dívida na área de Saúde para Torres. Conforme a secretária, o montante passa de R$ 3 milhões, sendo que quase R$ 2 milhões estão empenhados. Alguns vereadores indagaram questões pontuais do atendimento na área da saúde pública municipal, algumas apresentadas em sessões anteriores da Câmara. Suzana esclareceu todas as dúvidas, colocando a Secretaria de Saúde à disposição para mais esclarecimentos.