Nesta terça, idosos vão realizar caminhada contra a violência

Está marcada para esta terça-feira, 25 de junho, uma caminhada em Torres com o propósito de marcar o Data Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A iniciativa é do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa e da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. A saída é às 14h, em frente da Câmara dos Vereadores, em direção à Praça XV. Na Praça XV, os educadores físicos do Grupo de Idosos do SCFV-Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos- SCFV farão uma atividade física com os idosos. A iniciativa deve contar com a participação do Grupo de Maturidade Ativa do Sesc.

É o “Junho Violeta”, mês de Combate à Violência da Pessoa Idosa. O Dia Mundial de Conscientização é 15 de junho, data instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

No mês de conscientização e mobilização da população sobre a importância de defender e cuidar dos nossos idosos, é criado em Torres, a Caminhada “Violetas contra a Violência, Dignidade e Respeito para com a Pessoa Idosa. Eu apoio!” A cor violeta é o símbolo da luta contra a violência ao idoso. Os promotores do evento convidam a todos para fazer parte desta caminhada: idosos, pessoas ligadas à área, familiares e amigos. Enfatizam que “ao invés de violentar um idoso, dê uma violeta em forma de gratidão por eles existirem.” O objetivo é garantir o envelhecimento de forma saudável, tranquila e com dignidade.