Professores da Rede Municipal realizam Formação Montessoriana

Nesse último sábado, 27 de agosto, professores da rede municipal de Torres realizaram formação na Casa Escola Estrelinha do Mar, em Capão da Canoa, com a educadora Carla Ramires, fundadora da Casa Escola, especialista em Montessori, formadora de professores montessorianos e membro da Comissão Científica da OMB (Organização Montessori do Brasil) sendo uma importante referência no Brasil e exterior. Carla tem contribuído enormemente para que Montessori chegue às escolas públicas, com atuação importante, principalmente no Sul do país.

Durante o Fórum Acadêmico Municipal, a professora Carla Ramires, que foi uma das palestrantes do evento, disponibilizou 25 vagas para o município de Torres. Os professores interessados realizaram sua inscrição diretamente com a organizadora do evento. A Secretaria Municipal de Educação ofertou aos educadores inscritos o transporte sem custos para a realização desta formação. A Casa Escola Estrelinha do Mar abre as portas para visitação e formação de educadores em alguns momentos do ano.

A formação ocorreu durante o dia inteiro, sendo dividida em dois momentos: observação dos espaços montessorianos e palestra teórica sobre o método desenvolvido pela médica e educadora italiana Maria Montessori. Proporcionar parcerias e condições necessárias aos educadores é um compromisso da Secretaria de Educação baseado nos pilares do programa “+Educação”: Cuidar das Pessoas, Valorização Docente, Qualificação Profissional e Educar para todos os futuros.

O ambiente de aprendizagem preparado, de acordo com o Método Montessori, é fundamental para que a criança possa desenvolver-se plenamente, pois ele oferece estrutura necessária e adequada para o protagonismo de sua própria aprendizagem. No ambiente preparado, a criança possui autonomia para gerir o seu próprio aprendizado e o professor é o agente motivador e facilitador da aprendizagem.

A Educação baseada na proposta montessoriana coloca o educador como um observador, sempre pronto a guiar e a dirigir, animado na intenção de manter vivo nas crianças o entusiasmo pela aprendizagem, sem jamais interferir nos seus esforços para entenderem sozinhas. Assim, o adulto observa que a criança tem uma personalidade peculiar e procura ajudá-la a desenvolver-se cada vez mais.

Os professores e as coordenadoras da educação infantil da rede vivenciaram um momento único, repleto de: amor, sensibilidade, conhecimento, respeito à infância, tecendo aprendizagens por diferentes abordagens e métodos que compõem a diversidade das Pedagogias. Acreditar no potencial das crianças e dos professores e oferecer liberdade, além de ferramentas para que se desenvolvam, respeitando e valorizando as suas particularidades, é investir em um futuro mais justo e em uma educação de qualidade.

“O treinamento do professor é muito mais do que um aprendizado de ideias. Inclui o treinamento do caráter, e a preparação do espírito. (Maria Montessori, 1909)

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Pular para o conteúdo