Iniciou a oficina de processamento de frutas em Torres

Na manhã desta terça-feira, 20 de junho, na sede do Centro de Referência da Mulher (CRM) Pricila Selau, o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Fábio da Rosa, deu início a oficina de Processamento de Frutas – Produção artesanal de qualidade, ministrada pela voluntária Samanta Bonicenha de Souza.

O processamento de frutas, é o produto obtido de frutas inteiras ou em pedaços, com ou sem sementes ou caroços, com ou sem casca, cozidas em xarope de água e açúcar, envasadas em potes de vidros e depois submetidas a tratamento térmico. É uma forma de conservar as frutas da estação para consumi-las o ano inteiro. Consiste também em submeter hortaliças e frutos a uma ou mais alterações físicas, como lavagem, descascamento, fatiamento e corte.

Antes de utilizar a técnica, a voluntária utilizou material teórico para compartilhar o seu conhecimento como:

– Como e por que processar as frutas;
– Composição;
– A escolha da fruta;
– Sazonalidade, início e término da safra;
– Tipos de açúcar;
– O que é acidificantes:
– O que é geleia, gelados, néctar, doce pastoso, doce de corte, compotas, frutos cristalizados e passas de frutas.

A diretora Helvia Sanae Mano agradece imensamente a liberdade de poder criar oficinas, projetos e cursos, pois o Prefeito Carlos Souza e o Secretário Fábio da Rosa tem como uma das prioridade a pauta da Mulher. o secretário Fábio da Rosa pontuou que a voluntária faz parte da campanha permanente Secretaria “Doe Tempo e Doe Amor”.