Parceria do Centro de Referência da Mulher com Presídio Estadual Feminino possibilita realização de Oficinas

Na manhã do dia 19 de julho, última quarta-feira, a diretora Helvia Sanae Mano recebeu no Centro de Referência da Mulher Pricila Selau, a administradora do Presídio Estadual Feminino de Torres, Juliana Malacarne Einsfeld, e o administrador adjunto, Jeberson Moreira da Silva, para debaterem sobre as Oficinas realizadas pelo CRM às mulheres do município de Torres e comarcas conveniadas.

O debate inicial foi sobre o contexto marcado por desigualdades sociais, na vivência no campo da privação de liberdade, e em especialmente desafiadora para as mulheres. A vida de qualquer pessoa que deixa o sistema prisional para retomar a vida em liberdade é repleta de obstáculos. Para deixar esse caminho menos árduo e facilitar o acesso ao mercado de trabalho, surgiu a disponibilização de oficinas para as mulheres em situação de privação de liberdade.

O fomento ao trabalho digno e à geração de renda — inclusive durante o cumprimento da pena — é fundamental para a garantir a retomada da vida em liberdade de pessoas egressas. Muitas vezes, responsáveis pelo sustento de quase metade dos lares brasileiros, a recolocação no mercado de trabalho é especialmente importante para as mulheres.

Conforme o prefeito Carlos Souza e o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Fábio da Rosa, a iniciativa é de grande importância social. Destacam que o objetivo é promover a dignidade dessas mulheres, possibilitando novas trajetórias por meio do empoderamento feminino e acesso a uma renda própria através das Oficinas.