Vigilância Sanitária informa sobre proibição de câmaras de bronzeamento artificial

A Prefeitura de Torres, por meio da Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde, informa que no dia 31 de julho a Advocacia Geral da União publicou a confirmação na Justiça da validade da resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) – RDC 56/2009, que proíbe o uso dos equipamentos para bronzeamento artificial, com finalidade estética. (Veja este link: https://www.gov.br/agu/pt-br/comunicacao/noticias/agu-confirma-na-justica-validade-de-resolucao-da-anvisa-que-proibe-equipamentos-de-bronzeamento-artificial).

O motivo é a emissão da radiação ultravioleta que pode causar câncer de pele, não havendo um nível seguro de exposição aos raios ultravioletas, que possa ser regulamentado pela agência.

Desde 2009 o procedimento está proibido no Brasil, mas havia uma ação proposta por um particular que buscava obter autorização para explorar esse tipo de serviço. A ação não foi acatada e mandida a resolução da Anvisa.

“Entre os riscos possíveis ao realizar este tipo de procedimento, estão o envelhecimento cutâneo, problemas de visão, queimaduras, desidratação e o câncer de pele que pode ser considerado o mais grave deles”, afirma o diretor de Vigilância em Saúde, Lasier França.

A equipe da Vigilância Sanitária está à disposição para esclarecer dúvidas sobre este fato pelo telefone (51) 3626-9150 ramal 407 ou pelo WhatsApp 5136261644.