CRM e Ministério Público (Gepevid) promovem a palestra “Amar Ela, o impacto da violência doméstica na saúde mental das vítimas”

A violência contra a mulher, reconhecida como problema de saúde pública, está muito presente na realidade brasileira e acarreta grande danos na saúde mental da mulher. Quem sofre esse tipo de agressão normalmente desenvolve alguns quadros associados à depressão e ansiedade, que podem evoluir para doenças físicas e psicossomáticas, sem contar que ela pode tentar a autoagressão, como o suicídio.

Pensando nesse tema, o Centro de Referência da Mulher Pricila Selau e GEPEVID – Grupo Especial de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, do Ministério Público do Rio Grande do Sul – Região do Litoral Norte, realizarão no dia 6 de outubro, na sede do CRM, das 9h30min às 11h30min, palestra alusiva ao Setembro Amarelo intitulada “Amar Ela, o impacto da violência doméstica na saúde mental das vítimas”. A palestra ocorreria nesta quarta-feira, 27 de setembro, porém, em virtude da previsão de muita chuva, foi transferida para o dia 6 de outubro.

A violência contra a mulher coloca em risco tanto a sua integridade física como mental. As agressões têm consequências graves, que podem favorecer o desenvolvimento de transtornos mentais, relatou a diretora Helvia Sanae Mano, e é por isso que o tema será abordado com mais frequência. As inscrições deverão ser feitas através do WhatsApp 51 99456-1977, com vagas limitadas.

O evento contará com a participação de Karen Netto, Psicóloga Forense CRP 07/28033, Mestranda em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS; Especialista em Psicologia Jurídica pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP); Perita Judicial e Assistente Técnica, Perita ad hoc pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul – na DPCI (Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância) e DEAM (Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher); Profissional capacitada em Avaliação de Risco de Violência Doméstica e Familiar pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESPMU) e Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

Contará também com a participação de Vinícius de Melo Lima, Doutor em Direito Público pela Unisinos, Mestre em Ciências Jurídico-Criminais pela Universidade de Lisboa, Promotor de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul desde 5 de março de 2004, tendo trabalhado nas Promotorias de Justiça de Santo Augusto, Seberi, Rodeio Bonito e atualmente se encontra lotado na Promotoria de Justiça de Torres, Coordenador da Rede Lilás de Torres, entidade representativa da sociedade civil organizada, voltada ao enfrentamento à violência contra a mulher, Coordenador do GEPEVID – Região do Litoral Norte, Professor do Curso de Direito da Ulbra de Torres e autor de livros e artigos jurídicos.

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Newsletter

Obrigado por se inscrever em nossa newsletter.

Por favor, verifique seu email e clique na mensagem de confirmação para começar a receber o conteúdo.

Pular para o conteúdo