Público prestigia a palestra “Amar ela, o impacto da violência doméstica na saúde mental das vítimas”

Na manhã desta sexta-feira, 6 de outubro, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, através do Centro de Referência da Mulher Pricila Selau, promoveu junto com GEPEVID – Grupo Especial de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Ministério Público do Rio Grande do Sul – Região do Litoral Norte, palestra intitulada “Amar ela, o impacto da violência doméstica na saúde mental das vítimas”.

O secretário da Pasta, Fabio da Rosa, abriu a atividade dando as boas vindas a todos, agradeceu a presença e participação do promotor público Vinícius de Melo Lima e a psicóloga forence Karen Netto. Enalteceu o trabalho da equipe do CRM. Reiterou que a Campanha Permanente da Secretaria, “Doe Tempo, Doe Amor” já tem em torno de 70 voluntários inscritos e que possibilitaram ao CRM ofertar mais de 20 oficinas desde março deste ano.

A palestrante Karen Netto abordou cada tipo de violência, tipificada pela Lei Maria da Penha, de como identificar os sinais e os danos causados.

A violência psicológica ganhou um espaço maior na fala, pois o abuso psicológico gera tanto impacto na saúde mental quanto o físico, pois em comparação às mulheres que não sofreram maus-tratos, as vítimas são mais suscetíveis a TEPT (transtorno de estresse pós-traumático), depressão e ansiedade. Além de que as mulheres vítimas de violência doméstica têm 151 vezes mais chances de cometer suicídio, segundo o Ministério da Saúde.

O promotor Vinícius de Melo Lima reforçou a importância do fortalecimento da Rede Lilás de Torres para o apoio as mulheres, pontuou a atuação do Ministério Público para o enfrentamento e prevenção da violência contra as mulheres.

Estiveram presente no evento, a vereadora Carla Daitx, representando a Câmara de Vereadores; representantes da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Conselho Tutelar, servidores da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, equipe do CRM e representantes dos Municípios de Três Cachoeiras, Três Forquilhas e Arroio do Sal, usuárias dos serviços do CRM e população em geral.

A violência contra a mulher coloca em risco tanto a sua integridade física como mental. As agressões têm consequências graves, que podem favorecer o desenvolvimento de transtornos mentais, destacou a diretora Helvia Sanae Mano, e é por isto que o tema contiuará sendo abordado com frequência.