Com a presença do prefeito Carlos Souza, é lançada Operação SULMaSSP para combater crimes nas divisas do RS e SC

Na manhã desta terça-feira, 7 de novembro, com a participação do prefeito Carlos Souza, foi lançada a Operação “SULMaSSP pela Brigada Militar e Polícia Militar de Santa Catarina. A Operação é articulada pela Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul em conjunto com os estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul para cooperação técnica, operacional e de inteligência entre as Policiais Militares, especialmente contra crimes interestaduais e transnacionais. O ato ocorreu no Parque do Balonismo.

O SULMaSSP, criado em março de 2023, atua de forma coordenada para ampliar e fortalecer a repressão de crimes transfronteiriços ((Paraguai/Bolívia/Brasil). Fases anteriores desta Operação ocorreram nos meses de maio e julho. O Comando Regional de Polícia Ostensiva do Litoral e a Sexta Região Policial Militar de Santa Catarina vêm desencadeando ações conjuntas nesta e em outras Operações no Litoral Norte Gaúcho e Sul Catarinense.

A SULMaSSP ocorre em todos os municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a partir da integração de outros Comandos Regionais.

Na cerimônia, o Comandante da Operação SULMaSSP, Capitão Fabrício Stona Carvalho e Comandante da 2ª CIA DO 2º BPAT comandou a tropa para continência ao terreno, representando o ato formal de início desta ação policial. Entre as autoridades presentes, o Subcomandante-Geral da Brigada Militar, Coronel Douglas da Rosa Soares.

Em sua fala, o prefeito Carlos destacou a importância da ação, por atuar de maneira planejada na proteção da sociedade, cuidando do bem mais precioso que é a família. Disse que a Operação beneficia a população, trazendo mais segurança e agradeceu ao trabalho destes homens e mulheres que atuam em defesa da sociedade, salientou o grau de responsabilidade das Polícias Militares em proteger vidas e que o poder público se posiciona como parceiro desses profissionais especializados para manter a ordem social.

Os comandantes do CRPO Litoral, tenente-coronel Ney Humberto Fagundes Medeiros, e do 6º CRPM/SC, coronel Vilson Schlickman Sperfeld, destacaram que para o crime organizado não existem fronteiras e as ações delituosas são enfrentadas com a integração das Polícias Militares. O tenente-coronel Humberto falou da expectativa em superar os resultados da edição anterior da SULMaSSP.

Também participaram do ato de lançamento da operação, pela BM, o comandante do 2º BPAT, tenente-coronel Noé; o subcomandante desse Batalhão, major Leonardo; entre outros oficiais e praças; da PMSC o comandante e subcomandante do 19ºBPM, tenente-coronel Zanette e major Diego Schwartz; e outros PMs daquela região; e representantes de entidades civis.

A Operação SULMaSSP se desenrolará durante alguns dias e o resultado será divulgado no seu encerramento.

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Pular para o conteúdo