“16 Dias de Ativismo” encerra em Torres com palestra da Diretora Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres

Na tarde da última sexta-feira, 8 de dezembro, no auditório do auditório da Universidade Caxias do Sul – USC, dentro das atividades dos “16 Dias de Ativismo para o Fim da Violência Contra a Mulher promovida pelo Centro de Referência da Mulher Pricila Selau’, a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Helvia Sanae Mano, recebeu a Diretora Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Tábata Bier, para realizar a palestra intitulada “Existir Enquanto Mulher é Resistir”.

Na abertura do evento, Helvia destacou que a ótima relação que o Município de Torres possui com o Estado, foi construída durante reuniões realizadas desde que a diretora assumiu a gestão da DPM. Durante essas reuniões sentiu na obrigação de compartilhar a sua experiência com a rede de apoio de Torres e com os municípios conveniados com o CRM, fazendo então, o convite à diretora para o encerramento da programação.

A diretora Tábata pontuou as várias formas de violência que a mulher vivencia todos os dias e reforçou falas potentes sobre o empoderamento das mulheres, na finalização, a diretora relatou as suas próprias experiências que emocionou a todos.

Estavam presentes o secretário da Cidadania, Trabalho e Desenvolvimento Social de Arroio do Sal, Manoel Pedro Faustino, junto da sua equipe, representante de Dom Pedro de Alcântara, membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – COMDIM, membro do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa – COMDIPI, diretora da UCS, estudantes do projeto Primeiros Socorros – Salvando Vidas e Resgatando Almas, soldados da Patrulha Maria da Penha e mulheres da comunidade.

O Departamento de Políticas Públicas para as Mulheres – DPM vem investindo muito nas palestras com os estudantes, trabalhando na base, assim como o CRM, que durante o ano, vem fazendo um trabalho nas escolas estaduais e nesses “16 dias de ativismo” concentrou ações em vários outras. Essa conscientização se torna muito importante, pois as percepções sobre os filhos da violência é a mesma no Estado todo.

A diretora Tábata apresentou as intenções e projetos, para o Litoral Norte, para o ano de 2024, que foram recebidos com grandes expectativas, iniciando articulações importantes ainda esse ano. Ao finalizar, a diretora agradeceu o convite e se colocou a disposição.

Possibilitar encontros como este e dar visibilidade ao Estado as necessidades e demandas existentes de Torres e região, é de suma importância, considerando o aumento de registro, concluiu  a secretária.