Torres sedia encontro regional de Conselhos Municipais de Educação do Litoral Norte

Na última sexta-feira, 25 de abril, Torres sediou um importante encontro regional que reuniu representantes de 19 dos 22 Conselhos Municipais de Educação (CMEs) da AMLINORTE (Associação dos Municípios do Litoral Norte). O evento, sediado na cidade, no auditório da Universidade de Caxias do Sul – UCS Torres, apoiadora do evento, contou com a presença da presidente do CME de Torres, Rejane Clezar dos Santos, da coordenadora Cecília Marema Florentino, da vice-coordenadora Estela Araújo, além de autoridades locais como o prefeito Delci Dimer, o vice-prefeito André Pozzi, a secretária Municipal de Educação Rosa Lummertz, presidente da Câmara de vereadores Igor Bereta e a diretora da Universidade Débora Borges Thomas.

A pauta da reunião abrangeu diversos temas cruciais para a atuação dos CMEs na região. Inicialmente, foram analisados os dados referentes às anuidades, com um reforço nas orientações e informações sobre o processo de pagamento. Os representantes também trataram de recadastros necessários devido a alterações em informações dos diferentes CMEs.

Um dos pontos centrais da discussão foi a retomada da Orientação nº 03/2025, que trata das Diretrizes Operacionais da Educação Infantil. Ficou ressaltada a responsabilidade dos Conselhos Municipais na divulgação dessas informações em seus respectivos municípios. Em seguida, a Orientação nº 04/2025, sobre Dispositivos Eletrônicos, também foi apresentada. A importância do olhar atento dos CMEs para esses elementos foi destacada, com ênfase na necessidade de estudo sobre a relação dessa orientação com os componentes da BNCC Computação.

O encontro também serviu para divulgar importantes eventos futuros, como o curso sobre os Parâmetros da Educação Infantil, agendado para o dia 30 de abril, seguindo o planejamento anual da UNCME-RS (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Rio Grande do Sul). Outras datas relevantes mencionadas foram o “Mateando com a UNCME” em 13 de maio, que abordará a condicionalidade V do VAAR, e um curso da UNCME no dia 10 de maio sobre as contribuições da Educação para o PPA (Plano Plurianual) 2026-2029.

Além dos temas administrativos e pedagógicos, houve uma mobilização em torno da Semana Mundial do Brincar. Os participantes foram alertados sobre a importância de instituir essa semana nos municípios do Rio Grande do Sul e sobre o papel fundamental da REPI (Rede Estadual Primeira Infância) e seu estabelecimento nos territórios.

Um momento especial do encontro foi a apresentação da turma de pré da Escola Municipal de Educação Infantil Gente Miúda. Na sequência, o público presente acompanhou uma palestra sobre o FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) e o financiamento da Educação, com análises sobre os recursos e os caminhos a serem trilhados, conduzida por Rodrigo e pelos contadores Sandro e Augusto. A mediação ficou a cargo da conselheira do CACS (Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB) Almonita Gedeon.

O encontro em Torres demonstrou a união e o engajamento dos Conselhos Municipais de Educação do Litoral Norte na busca por aprimorar a qualidade da educação em seus respectivos municípios, promovendo a troca de informações e o debate sobre temas relevantes para o desenvolvimento educacional da região.

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Pular para o conteúdo