Prefeitura pede aos moradores que respondam ao Censo do IBGE, visando melhorias para Torres

Em Torres, as entrevistas sobre o recenseamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) estão quase terminando. Falta apenas aplicar o Censo na Itapeva. Mas a situação é preocupante; exatamente 280 famílias em Torres recusaram atender ao recenseador e moradores de 980 residências não foram encontrados, apesar do local ter sido visitado quatro vezes. Responder ao Censo é importante porque é a partir do número de moradores que a União, Estado e Município planejam as políticas públicas para a população.

Apesar da importância dos dados do Censo, parte da população não recebe os recenseadores e se recusam a responder os questionários por uma questão de segurança e também porque acreditam que os dados serão cruzados, ou seja, que as informações serão repassadas para o Imposto de Renda, Cadastro Único e outros. O assunto foi tratado nesta segunda-feira, 19 de dezembro, durante reunião entre a agente censitária municipal responsável pelo Posto de Coleta de Torres, Cristina Lanwinski, com o chefe de gabinete, Douglas Martins Rocha; secretários municipais e servidores. Cristina afirmou que os moradores têm condições de conferir se o visitante è mesmo recenseador do IBGE e ainda, que os dados do Censo são confidenciais.

Participaram da reunião, o secretário de Planejamento e Participação Cidadã, Matheus Junges; o secretário da Administração e Atendimento ao Cidadão, Maik Schardosim Scheffer, o secretário de Educação, Alexandre Porcatt e servidores da Saúde. Foram debatidas a operacionalidade para que a população em geral conheça a importância de responder ao Censo. Todos destacam a importância dos dados coletados e pedem a colaboração dos moradores. “São informações que ajudam a planejar as políticas públicas que beneficiam a população, por isso é fundamental a participação dos torrenses.” Afirmou o prefeito Carlos Souza.

Os moradores podem conferir a identidade dos recenseadores através dos uniformes e do crachá de identificação. Os crachás possuem todas as informações necessárias para a identificação. No site do IBGE, é possível verificar a identidade do entrevistador, consultando o número da matrícula, CPF ou RG. Os moradores que ainda não responderam ao Censo IBGE, porque se recusaram ou porque não estavam em casa, podem comunicar-se com o fone WhatsApp (51) 98232 2134 e marcar uma visita. O questionário pode ser respondido no portão da casa, na calçada, onde o morador indicar.

Mais do que uma contagem da população, o Censo é a única fonte de referência nacional para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios, com detalhamento por bairros e também por áreas urbanas e rurais. O número de habitantes levantado pelo Censo é utilizado como referência para distribuição dos Fundos de Participação dos Estados e Municípios, verbas federais dirigidas aos estados e municípios, de acordo com o tamanho de sua população. A quantidade de moradores também determina o tamanho das representações políticas, isto é, quantidades de vereadores, de deputados estaduais e federais.

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Newsletter

Obrigado por se inscrever em nossa newsletter.

Por favor, verifique seu email e clique na mensagem de confirmação para começar a receber o conteúdo.

Pular para o conteúdo