Pesquisa de servidora é classificada entre as melhores do mundo

O trabalho intitulado “O turismo sob a ótica da Legislação Municipal” de autoria da servidora Maria do Carmo Conforti Rodrigues, foi agraciado como um dos quatro melhores trabalhos apresentados no Fórum Internacional de Turismo de Iguassu. Além de integrar os anais do Fórum, também será publicado em livros e revistas científicas. A pesquisadora ainda foi convidada a colaborar na estratégia de ação do governo de Angola para o desenvolvimento turístico interno do país africano.

Realizado anualmente na cidade de Foz do Iguaçu, Maria participou do evento técnico-científico que compõe o Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu realizado recentemente entre os dias 28 e 30 de junho. O trabalho da servidora com atuação na Prefeitura desde 1993, trata de pesquisa científica de uma janela de 70 anos, de 1946 a 2016 de criação e aplicação das leis e decretos municipais criadas para nortear o turismo local. É uma reflexão do cenário local e de como essas leis e decretos impulsionaram o desenvolvimento turístico da região. Foram analisadas 5.982 leis e decretos, e identificadas 79 leis e 78 decretos ligados ao turismo e observado que 26 leis e 11 decretos reflexionaram diretamente a economia local e consequentemente o turismo receptivo.

Conforme Maria, “esse estudo poderá possibilitar planejar com estratégia as futuras transformações através da legislação e a dinâmica territorial e a repercussão social de cada ato, contribuindo para a diminuição das desigualdades sociais e na geração de divisas”.

O Fórum Internacional de Turismo do Iguassu é promovido pela De Angeli em parceria com o Programa de Mestrado e Doutorado em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), com apoio de diversas universidades e institutos brasileiros. O evento oportuniza interagir diretamente com o mercado do turismo. Mais de 1,1 mil estudantes e professores participaram desta edição do evento, que bateu recorde no número de trabalhos enviados, cerca de 2700, provenientes de 30 instituições de ensino de 13 estados brasileiros e oito países. Deste total foram aprovados e apresentados 270 trabalhos durante o Fórum Internacional de Turismo.

Também ministros e autoridades do turismo de oito países de língua portuguesa participaram da IX Reunião de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O encontro, liderado pelo ministro do Turismo do Brasil, Marx Beltrão, aconteceu durante o 12º Festival das Cataratas. Na ocasião, as autoridades discutiram o Plano Estratégico de Cooperação em Turismo da CPLP. O plano foi elaborado pelo Brasil e tem entre as medidas previstas a promoção do desenvolvimento sustentável turístico nos países de língua portuguesa, além da manutenção das relações multilaterais entre eles. Além do Brasil, estiveram presentes à reunião, representantes dos demais países membros do grupo: Angola, Cabo Verde, Moçambique, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. O encontro permitiu a troca de conhecimento e ações conjuntas para o desenvolvimento do turismo nos países.

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Pular para o conteúdo