
A inviabilidade técnica para a instalação do Projeto Portuário Marítimo Privado em Torres impede a realização do sonho da maioria da população torrense. Apesar do grande empenho do prefeito Carlos Souza em trazer o Porto para o município, a ausência de uma área testeira de no mínimo 600 metros e os resultados dos exames de batimetria, que mede a profundidade dos oceanos, impossibilitam a ideia. Mas a articulação de Carlos Souza atingiu seu objetivo maior, que é de implantar o Projeto Marítimo no Litoral Norte. O Porto deve ficar em Arroio do Sal. Conforme o prefeito, o ideal seria Torres sediar o Porto, mas devido a ausência de condições técnicas, ele vai continuar lutando para que fique no Litoral Norte, em benefício da região que também crescerá com a iniciativa.
Nesta segunda-feira, 26 de agosto, o tema foi debatido durante reunião-almoço realizada em Torres, contando com a presença do senador Luis Carlos Heinze. O encontro teve grande adesão de empresários e políticos, além do prefeito, do senador e do engenheiro civil idealizador do projeto, Fernando Carrion, estavam os empresários como Ruben Bisi, da Mobi Caxias,; Ronaldo Bolognesi, da Bolognesi Engenharia: Nasser Samhan, do Sindilojas e Eraclides Maggo, da Actor, entre outros, como vereadores e imprensa. Após a reunião-almoço, a comitiva foi a Arroio do Sal, para outro encontro sobre o Terminal Portuário Marítimo Comercial, presidida pelo vice-prefeito da cidade, Adilson Vargas.
Em sua fala, em Torres, o prefeito agradeceu a presença de todos, em especial ao senador Heinze por ter trabalhado muito pelo Rio Grande do Sul. Também fez agradecimentos ao mentor do projeto, Carrion, a Bisi, que trouxe a Serra Gaúcha para o debate e ainda a Bolognesi pelo interesse na causa. Sobre a implantação do Porto em Torres, destacou que tratando-se de um Porto moderno, com alto grau de exigência ambiental, a iniciativa seria de grande importância para a cidade., Lembrou que Santa Catarina tem cinco grandes portos. “Defendemos o Porto no Litoral Norte e posteriormente em Torres”.
O senador falou que vem se empenhando sobre a infraestrutura do Estado. “Quando entendi que a ideia do Porto era uma boa, a primeira pergunta foi se isso não iria atrapalhar o turismo em Torres”. No momento que nos reunimos e entendemos que não seria um problema, seguimos adiante, sempre junto do prefeito Carlos. Comentou que o projeto do Porto passou por exames de viabilidade técnica pela Marinha no Litoral Norte, como de maregrafia e batimetria, tendo os interessados já recebido o mapa com definições positivas para Arroio do Sal. O senador Heinze deixou claro a luta inconteste do prefeito de Torres, Carlos Souza para viabilizar a alternativa local, deixando claro que o motivo não foi por falta de interesse e sim técnico.
Além de ser necessário condições técnicas favoráveis,para o Porto, que é privado, “quem vai decidir onde vai ser o Porto, será o investidor”. Esta é a síntese da fala de Ruben Bisi, da Mobi Caxias, frisando que precisamos de uma logística melhor para o transporte de mercadorias. Hoje, as empresas utilizam o Porto de Rio Grande e Santa Catarina, para as empresas da Serra onde o custo de logística é muito alto. “Estamos apoiando a questão do Porto no Litoral Norte desde o princípio”.
Em sua manifestação, Bolognesi disse que “nós da engenharia temos que ser realistas, ao conceber uma obra precisamos levar em consideração a realidade física do local, sendo que o impacto de vizinhança é muito importante em uma obra dessa envergadura”. Continuou dizendo que nós precisamos trazer para o Litoral Norte um Porto que seja o melhor e mais moderno. Além da viabilidade técnica, destacou a importância da viabilidade econômica e assim como Bisi,destacou a palavra forte do investidor uma vez que o Porto será um investimento de R$ 2bilhões “sendo construído para uma história definitiva”, concluiu.
Segundas, Quartas e Sextas-Feiras:
das 8h às 11h30
das 13h às 17h30
Terças e Quintas:
das 13h às 17h30
R. José Antônio Picoral, 79
Centro
CEP: 95560-000
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |