Prefeitura e Corpo de Bombeiros promovem curso de “Proteção e Defesa Civil” para lideranças comunitárias

A Prefeitura Municipal de Torres realizou através da Coordenadoria de Defesa Civil Municipal e do Corpo de Bombeiros Militar de Torres, Curso de Capacitação com mais de 30 voluntários de Proteção e Defesa Civil. As disciplinas abordadas no curso foram: noções básicas de Defesa Civil, minimização de riscos, plano de contingência, manuseio e triagem de doações e noções de atendimento pré-hospitalar.

De acordo com Elói do Nascimento, coordenador da Defesa Civil Municipal, o principal objetivo do evento dirigido às lideranças comunitárias e voluntários, não visa apenas capacitar os voluntários de forma direta, mas sim de terem conhecimento mínimo necessário para atuarem na prevenção de algum princípio de desastre. Desta maneira, podem também auxiliar as instituições ou autoridades competentes, atuando em parceria.

“Trabalhando em conjunto, algo que pareça difícil ou impossível de ser resolvido, acaba se tornando mais fácil e com maior probabilidade de um resultado positivo”, disse o coordenador.
Participaram do evento, presidentes de Associações de Moradores como: Ézio Scheffer, do bairro Faxinal; Manoel Rosa, do bairro Engenho Velho; Pedro Ramon, do bairro São Francisco; Dilson Boa Ventura, da Vila São João; Vina de Oldiveira, do bairro Campo Bonito; Orildo e Valdeci do bairro São Braz, entre outras lideranças.

Participaram do evento os secretários municipais Davino Lopes, das Obras e Serviços Públicos, Júlio Agápio, do Meio Ambiente e Urbanismo, Jairo Morelle, diretor da Guarda Municipal e o sargento Jeferson França do Corpo de Bombeiros Militar. Também presentes, Maria do Carmo Conforti,, da Escola do Servidor e Hélvia Sanae, diretora Gestão e Qualificação de Pessoas e ainda os vereadores Jeferson Santo e Val Bresolin. A Coordenadoria de Defesa Civil pretende realizar mais cursos de aperfeiçoamento aos voluntários já capacitados no município.