Saiba como nasceu o Balonismo em Torres

Entre os dias 1º e 5 de maio, será realizado o 34º Festival Internacional de Balonismo, evento conceituado no mundo inteiro. Mas você sabe como surgiu o Balonismo em Torres? Aqui, o Balonismo nasceu m 1989, a partir de uma ideia do Sindicato dos Hoteleiros da cidade em parceria com outros empresários locais. O objetivo deles era trazer um evento novo, que movimentasse a economia local. Na época, o único festival que acontecia na região era a Febanana, que teve duas edições em Torres, mas que não se perpetuou.

Duas pessoas ficaram encarregadas de encontrar um evento temático para realizar em Torres no lugar da Febanana, o empresário Edgar Denardi, que na época possuía um posto de gasolina na cidade e o presidente da Associação dos Comerciantes dos Hotéis e Restaurantes de Torres, o Rubens De Rose. Edgar era amigo de Fernando Hennig, que por coincidência era o único balonista do sul do Brasil na época. O empresário falou para Fernando que precisava de uma ideia de festival para atrair mais pessoas para a cidade de Torres. Na hora, Fernando não pensou em outra coisa sem ser um evento de balões.

O Festival Sul-brasileiro de Balonismo teve sua primeira edição em outubro de 1989 e contou com a participação de dez balões. Ele foi organizado por Fernando Hennig e Bruno Schwartz. Bruno é francês, mas mora no Brasil há muitos anos, e é proprietário da Air Show, empresa pioneira no Brasil na comercialização de balões e infláveis. Por isso, ele foi convidado por Fernando para participar da organização do primeiro festival envolvendo balões na região de Torres.

O evento foi um sucesso, apesar do mau tempo. Os ventos e chuvas do mês de outubro não eram muito apropriados para os voos de balão. Por isso, logo na sua segunda edição, o festival passou por duas transformações importantes. A primeira foi na data de realização do evento, que acabou sendo transferida para o final do mês de abril e início do mês de maio, onde o tempo e a temperatura são mais agradáveis para quem voa de balão. A segunda foi o nome do festival, que acabou ficando mais objetivo e se tornou apenas “Festival de Balonismo”.

A mídia apoiou a ideia do balonismo na região. Houve uma grande repercussão do festival nos principais veículos de comunicação da época. Na terceira edição do Festival de Balonismo, Torres já era conhecida como a cidade do balonismo. Pessoas de diversos locais começaram a visitar o município para observar os balões no céu, junto das competições e atrações disponíveis no evento.

A expectativa dos idealizadores do balonismo havia sido alcançada. O sucesso do Festival de Balonismo entrou numa crescente ao longo dos anos. Em 1999, o evento se tornou internacionalmente reconhecido e mudou seu nome para Festival Internacional de Balonismo. Pessoas do mundo inteiro vêm para ver ou participar do evento. A realização anual do festival criou uma expectativa muito grande para a cidade, impactando a vida de muitos. Apesar da sede do evento ser no Parque do Balonismo, um local específico, os balões sobrevoam todo o município, o que faz com que a comunidade em geral, viva o clima do Festival. (conteúdo divulgado neste site em 11/4/2023)

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Newsletter

Obrigado por se inscrever em nossa newsletter.

Por favor, verifique seu email e clique na mensagem de confirmação para começar a receber o conteúdo.

Pular para o conteúdo