Finalizado Curso de Eletricista promovido pela Assistência Social em parceria com o Senar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Torres

Nessa última quarta-feira, 27 de março, nas instalações do Instituto Mix de Torres, finalizou o curso profissionalizante de Eletricista, ministrado pelo instrutor Sérgio Zago, engenheiro agrícola, associado à Cooperativa de Trabalho dos Profissionais Liberais do Brasil Ltda-COOPLIB. O curso contou com 12 participantes, usuários da Secretaria e trabalhadores rurais, bem como algumas vagas para o público em geral.

A oferta dos cursos profissionalizantes resulta de uma parceria da Prefeitura Municipal de Torres, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Senar-RS, através do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Torres e tem como intuito qualificar as pessoas de baixa renda e a população em geral para o mercado de trabalho.

No curso foi ensinado conceitos básicos em eletricidade: corrente elétrica, voltagem, potência, corrente contínua, corrente alternada, frequência, ligação em série e paralelo e cálculo do consumo de energia. Também componentes básicos em instalações elétricas: condutores, tomadas de energia elétrica, interruptores de energia, células fotoelétricas, lâmpadas incandescentes, lâmpadas fluorescentes, lâmpadas vapor de mercúrio, disjuntores e fusíveis, caixas de entrada e quadros de comando, isoladores e eletrodutos. Ainda no curso, instalações em linha aberta, tipos de instalações de condutores, manutenção das instalações elétricas. Além disso tudo, o curso tratou de motores elétricos: tipos e classificação, aplicação, identificação dos motores, proteção contra sobrecarga e teoria básica sobre para-raios e normas de segurança/primeiros socorros.

A secretária Helvia Sanae Mano agradece a parceria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Torres, que contribui de forma significativa para que os Cursos do Senar/RS possam ocorrer. Também faz um agradecimento especial ao Júlio Almeida , diretor do Instituto Mix de Torres que disponibilizou o espaço para este curso. Ela ressalta ainda o quanto a Secretaria vem se empenhando para que cada vez mais seja ofertado capacitações e cursos de qualificação à população e seus usuários.