Prefeitura de Torres promove formação inédita para monitores de Educação Especial Inclusiva

Em um formato inédito, a Secretaria Municipal de Educação de Torres realizou uma formação presencial voltada para os monitores de Educação Especial Inclusiva, que ocorreu nos dias 12 e 13 de fevereiro, no Auditório e Centro de Eventos da Ulbra Torres. O evento foi realizado logo após a abertura oficial do ano letivo, que aconteceu no dia 11 de fevereiro. A formação foi cuidadosamente planejada para oferecer dois dias intensivos de atividades, com programação nos dois turnos, abordando temas essenciais para as práticas nas escolas da rede municipal, tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental.

No primeiro dia, 12 de fevereiro, a formação teve início com as boas-vindas da Secretária Municipal de Educação, Rosa Lummertz. A primeira palestra foi conduzida por Luciane Ribas, Coordenadora da Educação Especial Inclusiva da SME, que discorreu sobre as atribuições dos monitores, questões legais, o uso de materiais de apoio, a importância do Diário de Bordo e estratégias para o trabalho cotidiano em sala de aula com os alunos público-alvo. Na segunda parte da manhã, o Psicólogo Marcelo Frote apresentou uma palestra sobre o trabalho da psicologia institucional, abordando a ética no ambiente de trabalho, entre outros temas. À tarde, os monitores participaram da palestra de Sandra Hoffmann, formadora da Aprende Brasil, que abordou temas como Acessibilidade, Inclusão Educacional, Neurodiversidade, Público-alvo da Educação Especial, Transtornos de Aprendizagem e o papel do monitor nesse contexto.

No dia 13 de fevereiro, a formação teve continuidade com uma palestra ministrada pela neuropsicopedagoga Daniela Bittencourt, que discutiu Inclusão, Avaliação, Planejamento de Intervenções e Monitoramento, com foco na realidade da rede pública municipal. Na segunda parte da manhã, a fonoaudióloga do CEMMAE, Geane Mascani, conduziu uma palestra sobre o Transtorno do Espectro Autista, abordando a Comunicação Receptiva (estratégias e desafios) e estratégias de manejo emocional.
À tarde, os monitores participaram de uma formação conduzida por Andrea Mello, que tratou das Leis Joanna Maranhão (abuso sexual), Lei Henry Borel e Lei Lucas, com ênfase na proteção de crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Também foram discutidos os fluxogramas de atendimentos e a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) nas escolas. Na etapa final do curso, os participantes se envolveram em oficinas práticas sobre primeiros socorros, incluindo atendimento em casos de desmaio, epilepsia infantil, convulsões, queimaduras, fraturas, hemorragias, engasgo, objetos encravados e empalados.

A Secretaria Municipal de Educação de Torres ofereceu uma formação robusta e enriquecedora, com a participação de palestrantes especializados, professores do Atendimento Educacional Especializado e técnicos do CEMMAE, com o objetivo de capacitar os monitores da Educação Especial Inclusiva. Esta iniciativa visa qualificar os profissionais da rede, aprimorando o atendimento aos alunos com deficiência, Transtorno do Espectro Autista e Altas Habilidades/Superdotação e reforçando o compromisso com a valorização dos profissionais da educação. “Qualificar e valorizar os profissionais da rede é uma das nossas prioridades”, destacou a Secretária Rosa Maria Lummertz.

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Pular para o conteúdo