Saúde promove campanha de prevenção do câncer bucal

Neste 31 de maio, quarta-feira, Dia Estadual de Combate ao Câncer Bucal, a Prefeitura de Torres realiza uma ação de prevenção ao câncer bucal na Praça XV de Novembro. Das 9h às 17h, a equipe de odontologia da Secretaria Municipal de Saúde estará na Praça com um “escovódromo” e um consultório móvel, fazendo exames clínicos e, se for necessário, marcando encaminhamentos para as unidades de saúde.

A coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria, Silvana Lencini, explica que no local serão fornecidas orientações sobre o assunto. O público-alvo são pessoas com mais de 35 anos e que possuem lesão, inchaço ou sangramentos de causa desconhecida nos lábios, na língua, na gengiva, na garganta, céu da boca ou na parte posterior da boca. A maior incidência é em homens e os principais fatores de risco são o fumo, o álcool e a hereditariedade.

No Brasil surgem 15 mil casos novos de câncer bucal por ano. Destes, só o Rio Grande do Sul computa mil casos, devido a pele clara de grande parte da população e da exposição ao sol. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer-INCA, o Rio Grande do Sul é o estado que apresenta mais casos novos da doença no País. Para o público que se dirige a ação, a coordenadora de Saúde Bucal recomenda que também façam o autoexame da boca.