Torres sedia Oficina de Planificação da Atenção Primária à Saúde no Litoral Norte

Cerca de 250 profissionais ligados à área de saúde pública do Litoral Norte participaram nesta quarta-feira, 13 de setembro, da Oficina de Planificação de Atenção Primária em Saúde (APS), promovida pela 18º Coordenadoria Regional de Saúde em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Secretaria Estadual da Saúde e Prefeitura de Torres. A atividade que ocorre no auditório da Ulbra, continua nesta quinta-feira, também das 8h30min às 17h30min, contando com um grande número de facilitadores da 18ª CRS. O prefeito Carlos Souza e a secretária municipal de Saúde, Suzana Machado, participaram do evento.

O objetivo do projeto de Planificação da Saúde é qualificar o serviço público municipal. Foi destacado pelos facilitadores na Oficina, a maior integração, disciplina e padronização. A proposta de integrar a prestação de serviço resulta da indicação do CONASS- Conselho Nacional de Secretários de Saúde, aprovada pela Secretaria Estadual da Saúde e pelos 23 municípios que compõem o Litoral Norte. A primeira regional a implantar o novo processo foi a 4ª Delegacia com sede em Santa Maria. O Litoral Norte é a segunda regional a adotar o sistema. Nessa terça-feira, dia 12 de setembro, ocorreu em Osório o lançamento oficial do projeto, às 8h30min, no auditório da Unicnec.

De acordo com o coordenador regional de Saúde da 18ª, Cláudio Paranhos, o evento na Ulbra compreende atividades práticas que visam aprimorar o processo de trabalho e consequentemente melhorar o atendimento à população. Conforme ele, a previsão é de que aproximadamente em seis meses o projeto já esteja estruturado na região. Para o prefeito Carlos Souza, esta é uma grande oportunidade para o Litoral Norte qualificar o atendimento em saúde. Conforme destacou, Porto Alegre não pode mais abraçar todos os problemas. “Um novo rumo para atender a demanda da região deve ser criado a partir da qualificação dos servidores nesta Oficina”.

Nesta quarta-feira, a Oficina de Capacitação da Planificação da Atenção Primária à Saúde reuniu profissionais de nove municípios: de Torres, Arroio do Sal, Capão da Canoa, Dom Pedro de Alcântara, Terra de Areia, Três Cachoeiras e Três Forquilhas. De Torres, participaram neste dia 13, servidores da unidade de saúde da Vila São João, São Jorge e Curtume. Neste dia 14, de Rio Verde, São Brás e São Francisco. Nos dias de realização da Oficina, os ESF’s participantes não funcionam. O evento contou ainda com a participação de delegados regionais de outras regiões que viverão em breve a implantação do projeto da Planificação da Atenção Básica da Saúde.