Na Itapeva Sul, “Meu Bairro Melhor” lota sede da Associação dos Moradores

A sede da Associação dos Moradores da Itapeva Sul lotou de participantes, nessa última sexta-feira, 22 de setembro, durante a realização do programa “Meu Bairro Melhor”. O local contou com a prestação de serviço de todas as secretarias municipais. O atendimento da área de Saúde foi o de maior procura. Durante a reunião com o prefeito Carlos Souza e secretários, o assunto mais debatido foi sobre a situação do balneário Yara. O encontro foi proveitoso, porque moradores e administração municipal trataram sobre a busca de um encaminhamento que venha regularizar o balneário. O programa serviu também para acolher o Clube de Mães Sereias do Mar, de Itapeva, que aproveitou a oportunidade para divulgar a iniciativa.

Mais de 200 pessoas passaram pela Associação, entre as 14h e 21h, para obter alguma prestação de serviço ou na busca de algum esclarecimento. Esta edição contemplou a comunidade que mora entre a Itapeva e a praia Webber, Vereadores como a Zete, Fábio da Rosa, Jeferson, Jacques e Val Bresolin compareceram ao evento. Desde o início da manhã, as principais ruas da Itapeva Sul, como a Flores da Cunha, receberam atenção da Secretaria de Obras e Serviços Públicos. Foi realizada limpeza e pintura de meio-fio e também tapa-buracos com asfalto frio. Foi passada a patrola nas ruas com estradas de chão batido.

Na área da Saúde foram realizadas 36 consultas médicas, 14 atendimentos odontológicos e o encaminhamento de 11 moradores para a área odontológica do Posto Central; 67 aferições de pressão e a distribuição de 90 kits odontológicos (escova de dente, pasta e fio dental). Entre as demandas apresentadas pela comunidade, foi sugerido por duas moradoras junto à Secretaria de Educação, a instalação de uma escola municipal de educação infantil.

Balneário Yara

Foi no horário marcado para conversar com o prefeito e secretários, que o salão da Associação lotou. Muitos eram integrantes da Associação dos Moradores do Balneário Yara – Amby que pediam pela regularização do lugar que encontra-se com embargo judicial. Todos tiveram a oportunidade de expressar sua opinião sobre a situação do balneário. Após os esclarecimentos apresentados pelo prefeito Carlos Souza e a secretária municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Eliana C. Machado, os moradores entenderam que por se tratar de loteamento particular, a regularização ficaria a cargo do loteador. O prefeito disse que junto ao Ministério Público Federal vai buscar uma solução que contemple a demanda e a legislação, mas que a situação exige prudência, principalmente devido parte do espaço discutido constituir-se de em área de preservação ambiental. Carlos Souza foi bastante aplaudido por tratar da questão.

Melhoria nas ruas da Itapeva assim como nas ruas da praia Webber foram outras demandas apresentadas nesta terceira edição do “Meu Bairro Melhor”. Neste momento, a vereadora Zete deu uma boa notícia aos presentes. Anunciou que se encontra empenhado no Ministério do Turismo, uma emenda no valor de R$ 300mil, da deputada federal Maria do Rosário, com a finalidade de asfaltar a principal rua da Itapeva, a Flores da Cunha. O projeto encontra-se para análise na Caixa. No fim do evento, o prefeito agradeceu a grande participação da comunidade, destacando que este é um dos propósitos do programa: aproximar a administração municipal da comunidade.