Outubro Rosa tem balanço positivo em Torres, com destaque para ação no Presídio Feminino

A programação da campanha Outubro Rosa, de prevenção contra o câncer de mama, contemplou centenas de mulheres em Torres, desde domingo, primeiro dia deste mês, até sábado, dia 28. O evento compreendeu atividades gerais e outras específicas nas sete unidades de saúde, Posto Central. Vila São João, Curtume, São Francisco, São Jorge, São Brás e Rio Verde. Na tarde da última quinta-feira, 26, ocorreu uma ação conjunta no Presídio Estadual Feminino de Torres, resultado do esforço da Secretaria da Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos, CRM- Centro de Referência da Mulher Pricila Selau e outras parcerias.

Em cada ação, usuárias e familiares que integraram à Campanha “Outubro Rosa” levaram a mensagem de que o cuidado com a saúde vai desde uma alimentação saudável, prática de atividades físicas, até o conhecimento do próprio corpo. A prevenção foi o alvo desse esforço conjunto da rede de saúde. Só se pode prevenir contra alguma doença quando se tem as informações necessárias. Assim a mulher saberá se cuidar melhor, possibilitando o diagnóstico precoce para o combate à doença. Cerca de 70 apenadas assistiram a palestra sobre “Saúde da Mulher”, ministrada pela fisioterapeuta Júlia Engelmann. Na ocasião, tiveram a pressão arterial conferida.

Após, receberam práticas de embelezamento por institutos de beleza parceiros, caso do Beauty Hair e Grife Hair. Corte de cabelo, escovação, manicure e sobrancelhas foram os serviços voluntários oferecidos. Na oportunidade, foi entregue por técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, material de higiene recolhido nas unidades de Saúde destinados ao Presídio Feminino. Quem também fez doação ao Presídio foi o Sistema Fecomércio/RS/Sesc através de gincana realizada pelo grupo da Maturidade Ativa de Torres. Foram doados pelo Sesc, 420 sabonetes, 160 cremes dentais, 494 absorventes higiênicos, 13 shampoos e seis condicionadores de cabelo.

Participaram deste evento na quinta-feira, a secretária de Saúde, Suzana Machado; a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Neusa Carlo; a coordenadora interina do CRM, Sílvia Pereira e também secretária municipal de Administração e Atendimento ao Cidadão; o coordenador cultural do Sesc, Alexandre Porcatt; a representante do Conselho Municipal de Saúde, Ingrid Emmer, e a vereadora Zete Silveira.