Parceria entre Emater e Prefeitura valoriza produtores rurais de Torres

A busca por novas oportunidades para os agricultores familiares de Torres foi o tema da reunião ocorrida na última quinta-feira, 16 de novembro, entre Prefeitura e Emater. Conforme destacou o prefeito Carlos Souza, a parceria existente entre o município e a Emater resultou nas boas notícias apresentadas aos agricultores pelo gerente regional, Ademir João Santin, a maior parte dirigida ao fortalecimento das agroindústrias do município.

Através do Feaper- Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais, em 2018 serão disponibilizados R$ 28.038,00 para a construção de estufa que deve proteger a produção de mudas de maracujá. Também para 2018, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, serão liberados R$ 18.693,00 para a aquisição de equipamentos em geral para o setor rural.

Na oportunidade, a Emater entregou quatro variedades de mudas de aipim para serem experimentadas no município. Ainda foram entregues duas novas variedades de mudas para pastagens também para experimento. As mudas são provenientes da Embrapa- Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. O desenvolvimento das culturas será acompanhado pelos técnicos da Emater.

Participaram da reunião junto com o prefeito Carlos Souza, agricultores da Areia Grande, Campo Bonito, Faxinal e Itapeva, o diretor regional da Emater, Ademir João Santin; o chefe do escritório da Emater/Torres, Janio Pintos; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Torres, José Carlos de Matos; o secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Pesca, José Vanderlei Brocca; e os vereadores Fábio Rosa, Val Bresolin e Zete Silveira.