Realizada ação educativa e de fiscalização de veículos nas praias

Com o objetivo de orientar o usuário da Praia quanto às restrições de veículos à faixa de areia, foi realizada em Torres, a primeira ação educativa e de fiscalização. A iniciativa ocorreu na última sexta-feira, 12 de janeiro, em uma atuação conjunta envolvendo a Prefeitura de Torres, através da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo e da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Brigada Militar e Batalhão Ambiental, Parque Estadual da Itapeva, ONG Instituto Curicaca e Conselho Municipal do Meio Ambiente.

O Departamento Municipal de Trânsito está implantando e aumentando a sinalização padrão de proibição de acesso de veículos automotores às praias, enquanto que a Brigada Militar e o Batalhão Ambiental executaram a fiscalização e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, o Parque Estadual de Itapeva, o Instituto Curicaca e o Conselho, trabalharam no aspecto educativo e de orientação.

A primeira ação ocorreu nas Praias Lagoa Jardim, Itapeva Sul e Norte e Praia de Fora. Em todo a extensão da orla, foram identificados oito veículos na faixa de praia, número pequeno, cujos motoristas foram orientados quanto aos problemas ambientais e de segurança dos usuários da praia. De uma forma em geral os usuários foram receptivos às orientações recebidas.

Apesar de cultural e embora ilegal, a presença de veículos nas praias causam diversos problemas, entre eles: a contaminação da areia com resíduos automotores; a perturbação de aves e outros animais que se alimentam, fazem ninhos e tocas e/ou apenas descansam na praia; riscos de atropelamentos de animais e pessoas, especialmente crianças.

Novas ações estão programadas para os próximos dias, e os órgãos e entidades participantes fazem um pedido de apoio a população no sentido de que divulguem estas informações junto aos seus conhecidos e colaborem neste processo, cujo objetivo não é impedir o acesso às praias, mas sim o de compatibilizar o uso adequado e seguro da faixa de praia, permitindo uma relação harmônica entre a natureza e as pessoas. Na Praia de Fora foi constatado o estacionamento de alguns carros em frente à cancela, o que impede o acesso necessário de veículos como o do SAMU, por exemplo.

Mais informações sobre o tema podem ser obtidas através da Prefeitura de Torres/Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo 3626-9150 ramais 246 e 247; Brigada Militar/Batalhão Ambiental: 3626-9950/3626-4798.