Em Torres, Casa conhecida como Chalé Gerdau Johannpeter abrigará Memorial do Surf

Está marcada para esta sexta-feira, 19 de janeiro, às 19h30, a cerimônia de entrega, para a Prefeitura Municipal de Torres, do chalé construído no século XX por Walter Gerdau. A Construtora Ivo Rizzo e um grupo de empresários desmontou, restaurou e remontou a casa na sua nova localização: a Praça Zeca Scheffer, próximo à SAPT. O evento acontecerá na Avenida Beira-Mar, 205, na Praia dos Molhes. Em breve, a antiga casa de veraneio da Família Gerdau será estruturada pela Administração Municipal como um museu, o Memorial do Surf, com intuito de preservar a história do esporte no município.

Para o prefeito Carlos Souza, o Chalé é símbolo da história do Turismo no Litoral Norte Gaúcho e de grande importância afetiva para a comunidade de Torres. A decisão de preservá-lo, através de uma parceria entre poder público e a iniciativa privada, representa um ato de respeito às pessoas, ao patrimônio e à cultura local. Para manter esta memória presente, o Chalé será estruturado pela Administração Municipal como Memorial do Surf e continuará sendo preservado com todo o cuidado que merece, como símbolo da história de Torres, e como mais um ponto importante para a promoção do Turismo.

De acordo com a secretária interina de Turismo, Cultura e Esporte, Silvia Brognoli, a entrega do Chalé para a comunidade significa manter viva a memória de muitas pessoas que passaram e ainda passam por Torres. Preservar o Chalé em suas características originais é guardar a importância das casas de veraneio para o desenvolvimento local.

“Nós sabemos que este Chalé tem uma grande importância para a comunidade torrense, não só pela beleza arquitetônica, mas também por ser um símbolo do turismo no litoral gaúcho. Por isto resolvemos desmontar, restaurar e entregar para a prefeitura”, avalia Rui Back, diretor da Construtora Ivo Rizzo, empresa responsável pela recuperação e doação da casa ao lado do grupo de empresários que abraçou a causa. Inicialmente localizado na Prainha, o Chalé foi transportado e remontado no outro extremo de Torres, nos Molhes.

O empresário Dado Bier, veranista de Torres e um dos grandes entusiastas do projeto, salienta o ineditismo da ação. “Em Torres, é a primeira vez que um grupo de pessoas se une para preservar uma casa que não tem grande valor arquitetônico, mas que é importante para a cidade porque retrata a arquitetura clássica das casas de veraneio dos anos 1920. Eu, particularmente, estou muito contente com a preservação deste chalé. Isto é história e cultura”.

O terreno que abrigava o Chalé, na Prainha, receberá um novo empreendimento: o Solos – Casas Suspensas. É um prédio único, integrado ao morro, que respeita a topografia, a natureza e o ritmo do lugar. Projetado pelo arquiteto Dino Damiani e executado pela Construtora Ivo Rizzo, o empreendimento conta com apenas dez casas suspensas em um terreno de frente para o mar, com vista permanente.