Chalé histórico vai abrigar Memorial do Surf

Em clima de festa, foi entregue em Torres, nessa última sexta-feira, 19 de janeiro, o Chalé histórico que vai abrigar o Memorial de Surf. O evento aconteceu na Avenida Beira-Mar, na Praia dos Molhes com a presença do prefeito Carlos Souza, do representante da Construtora Ivo Rizzo, Renato Rizzo, do empresário Eduardo Bier, de integrantes da Família Gerdau e comunidade em geral. Em breve, a antiga casa de veraneio será estruturada pela Administração Municipal como mais um atrativo turístico de Torres, para preservar a história do surf. A cerimônia marcou a entrega, para a Prefeitura, do chalé construído no século XX por Walter Gerdau. A Construtora Ivo Rizzo e um grupo de empresários desmontou, restaurou e remontou a casa na sua nova localização: a Praça Zeca Scheffer, próximo à SAPT.

A placa que marcou a doação do Chalé foi descerrada pelo prefeito e pelas senhoras Norma Bier e Erica Bier. Grande público prestigiou a cerimônia evidenciando a iniciativa da gestão em se preocupar com o resgate da história de Torres, como surfistas e lideranças de diferentes segmentos sociais. Conforme destacou Rui Back, representando a Construtora Ivo Rizzo, “a formação do turismo local se confunde com a história do suf em Torres, esporte do qual a família Gerdau é a pioneira do sul do país”.

Para o prefeito, o Chalé é símbolo da história do turismo no Litoral Norte gaúcho e de grande importância afetiva para a comunidade de Torres. “A decisão de preservá-lo, através de uma parceria entre poder público e a iniciativa privada, representa um ato de respeito às pessoas, ao patrimônio e à cultura local. O Chalé é um símbolo da história de Torres e como mais um ponto importante para a promoção do turismo, um dos principais pilares da nossa gestão à frente da Prefeitura”.

Para o empresário Renato Rizzo, foi com enorme satisfação que participou desta ação e “presenciar um novo momento de Torres que se preocupa em resgatar a história de um das mais belas praias deste país.” Ele destacou o trabalho do pai em Torres, sua luta e paixão pela cidade. Lembrou que o Chalé é uma relíquia e citou várias obras realizadas pela empresa desde 1954. Falando sobre Torres, disse que ficou muito feliz em ver a Igreja São Domingos, totalmente restaurada, local onde ele e seus dois filhos foram batizados.

Dia de celebração foi como o empresário Dado Bier resumiu o evento. Grande incentivador da causa, salientou o vínculo da família com Torres. Trouxeram o surf para o Rio Grande do Sul na década de 70. Ele lembrou de sua infância no Chalé e da importância do local para a história da cidade. Envolvido neste processo há cinco anos, destacou o ineditismo da iniciativa. Juntos, comunidade do surf e Prefeitura, devem dar sustentabilidade para o sistema, citando o nome de várias entidades ligadas às praias de Torres. “Quero me manter envolvido neste processo”, concluiu.