Chalé histórico vai abrigar Memorial do Surf

Em clima de festa, foi entregue em Torres, nessa última sexta-feira, 19 de janeiro, o Chalé histórico que vai abrigar o Memorial de Surf. O evento aconteceu na Avenida Beira-Mar, na Praia dos Molhes com a presença do prefeito Carlos Souza, do representante da Construtora Ivo Rizzo, Renato Rizzo, do empresário Eduardo Bier, de integrantes da Família Gerdau e comunidade em geral. Em breve, a antiga casa de veraneio será estruturada pela Administração Municipal como mais um atrativo turístico de Torres, para preservar a história do surf. A cerimônia marcou a entrega, para a Prefeitura, do chalé construído no século XX por Walter Gerdau. A Construtora Ivo Rizzo e um grupo de empresários desmontou, restaurou e remontou a casa na sua nova localização: a Praça Zeca Scheffer, próximo à SAPT.

A placa que marcou a doação do Chalé foi descerrada pelo prefeito e pelas senhoras Norma Bier e Erica Bier. Grande público prestigiou a cerimônia evidenciando a iniciativa da gestão em se preocupar com o resgate da história de Torres, como surfistas e lideranças de diferentes segmentos sociais. Conforme destacou Rui Back, representando a Construtora Ivo Rizzo, “a formação do turismo local se confunde com a história do suf em Torres, esporte do qual a família Gerdau é a pioneira do sul do país”.

Para o prefeito, o Chalé é símbolo da história do turismo no Litoral Norte gaúcho e de grande importância afetiva para a comunidade de Torres. “A decisão de preservá-lo, através de uma parceria entre poder público e a iniciativa privada, representa um ato de respeito às pessoas, ao patrimônio e à cultura local. O Chalé é um símbolo da história de Torres e como mais um ponto importante para a promoção do turismo, um dos principais pilares da nossa gestão à frente da Prefeitura”.

Para o empresário Renato Rizzo, foi com enorme satisfação que participou desta ação e “presenciar um novo momento de Torres que se preocupa em resgatar a história de um das mais belas praias deste país.” Ele destacou o trabalho do pai em Torres, sua luta e paixão pela cidade. Lembrou que o Chalé é uma relíquia e citou várias obras realizadas pela empresa desde 1954. Falando sobre Torres, disse que ficou muito feliz em ver a Igreja São Domingos, totalmente restaurada, local onde ele e seus dois filhos foram batizados.

Dia de celebração foi como o empresário Dado Bier resumiu o evento. Grande incentivador da causa, salientou o vínculo da família com Torres. Trouxeram o surf para o Rio Grande do Sul na década de 70. Ele lembrou de sua infância no Chalé e da importância do local para a história da cidade. Envolvido neste processo há cinco anos, destacou o ineditismo da iniciativa. Juntos, comunidade do surf e Prefeitura, devem dar sustentabilidade para o sistema, citando o nome de várias entidades ligadas às praias de Torres. “Quero me manter envolvido neste processo”, concluiu.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Skip to content