Cavalgada do Mar: tradição, cultura e turismo na Mais Bela Praia Gaúcha

Reunindo cerca de 2 mil participantes, teve início em Torres no último sábado, 03 de fevereiro, a 34ª Cavalgada do Mar, considerada o maior evento de homens à cavalo do mundo, de acordo com o Livro dos Recordes (Guiness Book). Os cavalarianos saíram do Parque de Balonismo, percorreram o centro da cidade, seguindo até Arroio do Sal, onde chegaram ao final do primeiro dia de trajeto. A Cavalgada tem como destino final o balneário de Dunas Altas, no município de Palmares do Sul, somando mais de 200 km percorridos pela beira-mar.

Uma noite antes do início da Cavalgada, foi realizado um jantar no Ginásio do Parque de Balonismo, reunindo integrantes da organização da Cavalgada, apoiadores e tradicionalistas. Na oportunidade, o prefeito Carlos Souza falou sobre a grande honra de ver a Cavalgada novamente saindo de Torres e da importância deste evento para manter vivo o tradicionalismo gaúcho. O prefeito destacou ainda a contribuição da Cavalgada para a promoção do turismo na cidade, sabendo do carinho que as pessoas tem pelo evento. O comandante da Cavalgada e vice-presidente da OAB/RS, Luiz Eduardo Pellizzer, destacou a receptividade da comunidade de Torres aos cavalarianos e todo o apoio recebido da Administração Municipal para a realização da Cavalgada.

Entre as autoridades presentes no jantar, estavam ainda o vereador Carlos Jacques, representando o presidente da Câmara de Vereadores, Fábio da Rosa, o promotor Julio Almeida, representante do Procurador Geral do Estado, o presidente da OAB de Torres, Ivan Brocca e integrantes da patronagem dos CTGs de Torres. O jantar foi abrilhantado com a apresentação da invernada do CTG Porteira Gaúcha.
Na manhã de domingo, o prefeito acompanhou todo o trajeto dos cavalarianos em Torres, acompanhado pela secretária interina de Turismo, Silvia Brognoli.