Reinaugurado ESF da Vila São João

A Prefeitura de Torres entregou à população na última sexta-feira, 11 de maio, o ESF Padre Luiz Benini, na Vila São João, totalmente reformado e ampliado. A Unidade de Saúde estava fechada desde 2014 para reforma e foi reaberta contando com novos equipamentos e materiais, além de novos móveis e ainda um veículo zero quilômetro para melhorar o atendimento aos usuários. Para a reabertura, foram investidos recursos próprios do Município na reforma e R$ 250 mil em recursos do Governo Federal para aquisição de equipamentos e materiais através de emendas parlamentares de autoria dos deputados Renato Molling (R$ 200 mil) e Manuela D´Àvila (R$ 50 mil).

O ato contou com a presença da comunidade, do prefeito Carlos Souza, do deputado federal Renato Molling, da secretária da Saúde Suzana Machado, do presidente do Conselho Municipal de Saúde Francisco Pereira, do delegado da 18a Coordenadoria Regional de Saúde, Claudio Paranhos, dos vereadores Carlos Jacques e Zete Silveira e do presidente da Associação dos Moradores da Vila São João, Manoel Jovelino de Carvalho.

Na cerimônia, o prefeito agradeceu ao apoio de todos os envolvidos com a reabertura do ESF, destacou o trabalho da secretária Suzana Machado e de toda a sua equipe e agradeceu ainda o apoio dos deputados Renato Molling e ex-deputada Manuela D´Ávila. “No mês em que comemoramos os 140 anos de Torres, entregamos este presente para a comunidade da Vila São João”, afirmou o prefeito. De acordo com a secretária de Saúde, Suzana Machado, a reativação do posto representa um grande ganho para a população da Vila São João, pois fará uma prestação maior de serviço em saúde pública.

A Unidade conta com sala completa para atendimento odontológico, incluindo equipamento de RAIO X, consultórios médicos, sala de pediatria, sala de vacinas, farmácia, sala de triagem e procedimentos, entre outros espaços. Com o funcionamento do Padre Luiz Benini, o ESF Alberto João Miguel, localizado na Padre Réus, será fechado para também passar por uma reforma. Em breve, a Vila São João contará com dois postos de saúde. Cerca de 3.200 pessoas são usuárias do serviço da saúde municipal, de um total de população em torno de cinco mil da Vila.