Alunos da Rede Municipal vão difundir Projeto Geoparque Cânions do Sul no município

Com o propósito de tornar público o Projeto Geoparque Cânions do Sul do meio estudantil torrense, foi lançado na manhã desta sexta-feira, 10 de agosto, o Projeto Geoparque vai às Escolas, evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação. Os estudantes lotaram o auditório da Casa da Terra, localizada na Rua José Antonio Picoral com XV de Novembro. O evento foi dirigido a cerca de 150 alunos da rede, grupo que será capacitado sobre a importância do Projeto para depois agir como multiplicador desta conscientização junto ao público em geral. O lançamento contou com a presença da secretária de Educação, Sílvia Teixeira Pereira, diretoras de Escolas, secretários municipais e representantes do Samu.

Ao todo serão cerca de 200 alunos oriundos das Escolas Municipais Zona Sul, Alcino Pedro Rodrigues e Manoel Ferreira Porto que já integram o Projeto de Primeiros Socorros na Escola, Salvando Vidas, Resgatando Almas, coordenado pela professora Andreia Mello. Recentemente também se incorporaram na atividade, alunos das Escolas Mampituba e Santa Rita. Na oportunidade do lançamento, os coordenadores do Projeto, professora Andreia e professor Jeferson França, já começaram com a capacitação.

O que é um Geoparque, no que consiste este projeto, quais os trâmites para se obter o selo da Unesco, quais os municípios que o integram foram alguns dos itens já abordados nesta manha. De acordo com a secretária, o maior objetivo é ampliar o envolvimento comunitário através da educação para contribuir no processo de reconhecimento de geoparque pela Unesco. Entre as características exigidas pela Unesco para conceder o título de Geoparque estão, entre outros itens, a biodiversidade, paisagem, geodiversidade, infraestrutura turística e o envolvimento da comunidade. É neste quesito que entra o Projeto Geoparque vai às Escolas.

Durante o evento ocorreu a entrega das camisetas alusivas ao Projeto. Dentro do programa de divulgação, já está planejado que os estudantes vão abrir o Desfile de 7 de Setembro. A importância do Projeto de Primeiros Socorros na Escola e agora, do Geoparque, foi destacada pelas diretoras Letícia Grigoletto, do Zona Sul e Edna Peretto, do Manoel Ferreira Porto, e também pela diretora pedagógica, Jocélia Espíndula. O Projeto Geoparque Cânions do Sul é integrado por três municípios do Rio Grande do Sul, Cambará do Sul, Mampituba e Torres, e quatro de Santa Catarina, Jacinto Machado, Morro Grande, Praia Grande e Timbé do Sul.

Dentro da programação do lançamento do “Geoparque vai às Escolas”, ainda na manhã desta sexta-feira, às 10h30min, ocorreu apresentação do Parque Estadual da Itapeva com Danubia Nascimento, responsável pela educação ambiental. Ás 11h, sobre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e Revis Ilha dos Lobos com o técnico Martin Souza. Na parte da tarde, os estudantes realizaram uma trilha na Praia da Guarita onde receberam informações sobre o local.