Lobos e Leões-Marinhos continuam visitando  Torres

Lobos e Leões-Marinhos são visitantes costumeiros da costa gaúcha nesta época do ano, tornando muito comum encontrar algum destes espécimes repousando em nossa orla. Procedentes de colônias reprodutivas ao sul do continente, estes pinípedes -sua ordem biológica- buscam refúgio no litoral brasileiro, onde irão instalar-se até a época de retornarem a suas colônias. Considerando a sua frequência em nossas praias é importante que se saiba como proceder caso encontre algum destes animais. O comportamento certo nestas ocasiões é importante também para a sua segurança.

O Revis – Refúgio de Vida Silvestre, Ilha dos Lobos é um dos locais no litoral gaúcho onde encontram alimento e podem abrigar-se. Os pinípedes realizam uma longa viagem, vindos principalmente da Argentina e do Uruguai,  portanto é comum que descansem na praia durante 48 horas antes de voltarem ao mar.

Neste período de recuperação o animal não deve ser importunado, portanto: não se aproxime, não tente alimenta-los ou colocá-los na água e mantenha cães e animais domésticos em geral distantes. O contato com humanos e animais domésticos pode ser prejudicial, pondo-os em risco de morte em casos mais graves, além de ser arriscado para aqueles que se aproximam devido o perigo de ataque como mecanismo de defesa. A aparência magra é outro fator comum em razão da longa distância percorrida em sua viagem.

É importante também entrar em contato com a Patrulha Ambiental (PATRAM) ou com a sede do REVIS para que o animal seja avaliado, e encaminhado para reabilitação caso necessário. Os telefones para contato são: PATRAM TORRES (51) 3626-4798 e REVIS pelo telefone (51) 3664-4874. Devido a ocorrência de acidentes envolvendo surfistas na orla da região, mordidos por lobos marinhos, a Vigilância Ambiental, da Secretaria Municipal de Saúde, comunica que toda pessoa envolvida em acidentes com esse animal, deve se apresentar a uma unidade de saúde para o correto atendimento.

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Newsletter

Obrigado por se inscrever em nossa newsletter.

Por favor, verifique seu email e clique na mensagem de confirmação para começar a receber o conteúdo.

Pular para o conteúdo