Prefeitura disponibiliza emissão de guia de ITBI online

A Prefeitura de Torres está disponibilizando mais um serviço online para o contribuinte: emissão da guia de avaliação para o recolhimento do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).  Agora vai ficar mais fácil e rápido recolher esta obrigação tributária. O imposto é cobrado sempre que há uma transferência de um imóvel. A guia está no site da Prefeitura (www.torres.rs.gov.br), no menu Serviços/Guias e Formulários/Guia de ITBI e vai facilitar o atendimento do contribuinte, tornando-o mais dinâmico.

Conforme a coordenadora de Arrecadação do IPTU e ITBI da Secretaria Municipal da Fazenda, Rosana de Freitas Porto, é bem fácil preencher o documento, desde que antes já se tenha os dados das partes envolvidas na transação imobiliária e a cópia da matrícula do Registro de Imóveis atualizada. Logo que for preenchida, a guia deve ser encaminhada para o e-mail [email protected]. A equipe desta Coordenadoria recebe a guia e segue com as informações necessárias. O valor do tributo é calculado pela Prefeitura e é pago por quem está adquirindo o imóvel.

Antes o interessado deveria solicitar a emissão do formulário junto a Coordenadoria. Agora, a facilidade vai agilizar as negociações imobiliárias. A iniciativa atende principalmente demanda de contribuintes que moram fora de Torres. No caso de alguma dificuldade para o preenchimento, os contribuintes podem encaminhar suas dúvidas para o e-mail [email protected] ou pelo fone (51)3626 9150 ramal 239 A agilidade na emissão do documento trará benefícios para todos os envolvidos na transação.