Conselho Municipal do Plano Diretor elege Branco para presidente

Na última reunião realizada pelo Conselho Municipal do Plano Diretor em 2018, foi eleita a nova diretoria para o próximo ano. Os conselheiros indicados por 15 entidades elegeram Eloir Schwanck Krausburg (Branco), representante da Actor, como presidente, e Gabriel Silveira da Cunha, da Asenart, como secretário-geral. A assembleia ordinária e a extraordinária ocorreram no dia 13 de dezermbro, quinta-feira, na Sala de Reuniões da Prefeitura Municipal. A extraordinária tratou da eleição que contava com duas chapas.

O Conselho é composto por 15 entidades: Actor, Asenart, Crea, IAB, Creci, Rede Torres, Sindicil, Uamtor, OAB, Ulbra, Rotary e as Secretarias Municipais de Planejamento e Participação Cidadã, do Meio Ambiente e Urbanismo, de Obras e Serviços Públicos e de Turismo, Cultura e Esporte. Os encontros ocorrem mensalmente, na última quinta-feira do mês. O conselheiro Efreu Brignol Quintana, da Ulbra, e Cassiano Machado da Silva, do Crea, foram os titulares do Conselho este ano e que também apresentaram chapa para manterem-se no cargo.

A posse de Branco ocorreu também na quinta-feira. Ambos agradeceram os votos que receberam e vão continuar atuando juntos. Na oportunidade, Efreu entregou relatório das atividades realizadas, todas registradas nas atas das sessões. Entre as realizações foram destacadas a criação de comissão técnica com a função de realizar a análise prévia e elaborar parecer sobre toda matéria de cunho técnico para posterior avaliação e encaminhamento pela assembleia do Conselho. A iniciativa agilizou o trabalho.

Também foi destacada a análise do projeto de lei complementar nº 007/2017 que definiu o regime urbanístico para as áreas do Campo Bonito, São Brás e margens da BR 101, sobre o qual deu parecer com alternativas que foram apresentadas para apreciação da comunidade residente nas áreas atingidas. Durante esta gestão foi nomeada pelo poder executivo municipal a servidora Aleide Maria Scarpari Pereira, da SMAURB, como secretária executiva do Conselho.