No combate ao mosquito Aedes, Saúde vai realizar mutirão de limpeza no bairro Getúlio Vargas

Na próxima quinta-feira, dia 31 de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar um grande mutirão de limpeza no bairro Getúlio Vargas. Não se trata de um bota-fora. O objetivo é eliminar os possíveis focos do mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya. Será o Dia D Combate ao Mosquito! Das amostras recolhidas no bairro nos últimos dias, 80% identificaram focos do mosquito Aedes aegypti. Até o momento não foram registrados casos das doenças em Torres. Devido a situação de grande número de focos no bairro, a Prefeitura pede a colaboração da comunidade, permitindo a entrada dos servidores, e que seja parceira neste mutirão, contribuindo com a limpeza em seus pátios.

Na quinta-feira, das 8h às 17h, agentes de endemias, agentes comunitários e até agentes de endemias procedentes de Porto Alegre estarão no bairro, “com a mão na massa”. Como explica o diretor de Vigilância Ambiental, o biólogo Lasier França, esta ação consiste em buscar resíduos, recipientes e pequenos entulhos que possam acolher água e servir para focos do mosquito. Não se trata de um bota-fora onde os moradores colocavam na beira da calçada móveis velhos. Devidamente identificados, os agentes vão passar nas residências, orientando os moradores e colaborando na limpeza. A Prefeitura de Torres disponibilizará sacos de lixo para recolhimento dos resíduos. O QG da operação será o Posto Central da Secretaria da Saúde.

Segundo dados do Ministério da Saúde, 80% dos focos são provenientes de residências, por isto é importante que os moradores autorizem a entrada dos agentes. “A ação é importantíssima para que possamos reduzir o número de focos de Aedes aegypti no bairro, que é o segundo mais infestado de nosso município.”, diz o diretor de Vigilância Ambiental, Informa que o bairro Getúlio Vargas conta hoje com 40 focos do mosquitos Aedes. 80% das amostras recolhidas detectaram larvas do mosquito. No centro da cidade, a situação é ainda pior, 100% das amostras confirmam a presença do Aedes. Atualmente a Saúde está atuando no bairro Centro.