Para marcar a data internacional, Emater e Prefeitura elaboram programação dirigida à mulher rural

Numa iniciativa da Emater e Prefeitura de Torres, uma programação dirigida à trabalhadora rural foi especialmente montada neste mês em que a mulher é homenageada. Para marcar o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, por meio de rodas de conversa, serão realizados cinco encontros em diferentes comunidades que vão abordar o tema “Igualdade de Gênero, Saúde e Fortalecimento da Participação da Mulher”. Os encontros estão ocorrendo entre os dias 7 e 26 de março. Confira e participe da programação!

De acordo com a extensionista do bem-estar social da Emater, Sonia Regina da Cruz, diversas são as vulnerabilidades vividas pelas mulheres rurais, como as econômicas, sociais, culturais, de saúde, assistenciais, de direitos, de gênero, entre outras. Frente à situação é que foi organizado este evento, com o propósito de levar informações sobre políticas públicas específicas à área e oferecer possibilidades de melhorar as vulnerabilidades. A extensionista conclui, dizendo que serão tardes agradáveis, com apresentação de talentos, desfile de profissões e após, um café da tarde com produtos coloniais.

O primeiro evento ocorreu nesta última quinta-feira, 7 de março, no Salão Paroquial do Barro Cortado. A iniciativa foi prestigiada por um grupo de 35 pessoas da comunidade, sendo a maioria, mulheres, grupo que se reúne no intervalo de 15 dias, com o nome de “Vida Saudável”, de acordo com a agente comunitária Lucimar Magnus. As apresentações foram didáticas e esclarecedoras, chamando a atenção dos presentes. Coordenada pela extensionista, o evento ocorreu em três momentos, antes da confraternização com um café da tarde.

A assistente social Vera Souza, do Centro de Referência da Mulher, abordou a questão de Gênero e da prestação de serviço do CRM, localizado na Avenida do Riacho, 850. O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Francisco Pereira, tratou da importância dos Conselho Municipais para a melhoria na qualidade de vida da população, destacando o mérito das comunidades elegerem suas lideranças e pressionarem a viabilização. Francisco Pereira abordou também sobre o funcionamento do SUS. Por último, o presidente da Câmara dos Vereadores, Carlos Jacques, falou sobre o papel do vereador, o processo da eleição, como deve agir um vereador e o que o cidadão pode esperar e cobrar dele.

É esta a programação:
12/3- terça-feira, 14h, na Sala de Reuniões do Clube de Mães de Torres