Na Praça XV, civismo, ecologia e apresentação de bandas escolares marcam abertura da Semana da Pátria

As comemorações da Semana da Pátria em Torres foram abertas oficialmente na manhã desta segunda-feira, 2 de setembro, na Praça XV. Destaque da cerimônia, o hasteamento das bandeiras, o acendimento da pira pelo homenageado do município, o professor Benê, e as falas do homenageado e do prefeito Carlos Souza, ambos destacando o compromisso de todos com as “Belezas Naturais”, tema municipal da Semana da Pátria 2019. O ponto alto da Semana é o desfile cívico, no sábado, dia 7 de setembro, na Avenida Benjamin Constant, a partir das 8h30min.

O clima era festivo. O espetáculo de quatro bandas escolares contagiou o grande público que foi até o local prestigiar o evento. Foram quatro apresentações, a banda da Apae, da Escola Alcino Pedro Rodrigues, do Marcílio Dias e do Mampituba. Todas receberam elogios dos presentes que estavam em grande número na Praça devido o bonito dia.

No coreto da Praça, o professor torrense Benedito Salvador Ataguile, o professor Benê, com extenso currículo, destacou em sua fala o compromisso de todos nós com o meio ambiente. Conforme ele, não se contribui apenas exigindo atuação das autoridades, mas também sendo eficientes nas demandas. A secretária de Educação, Sílvia Teixeira Pereira, disse que o momento era oportuno para a reflexão, de pais, professores e estudantes.

Em sua fala, o prefeito Carlos Souza agradeceu ao professor Benê, da Escola Sagrado, pela grande colaboração para a cidade e principalmente aos bons princípios que está transmitindo para os estudantes. Também agradeceu aos que cooperaram para a organização do evento de hoje. Disse que a data deve valer sobretudo para refletirmos sobre o significado e a importância de uma nação independente e soberana, dona de seu destino com desenvolvimento sustentável e inclusão social. “Comemorar a nossa independência é comemorar também nossas conquistas”.

O prefeito ainda comentou sobre o tema escolhido este ano, as “Belezas Naturais”. Disse que “o Brasil hoje demonstra sua importância para o mundo através da Amazônia, este mesmo mundo que cobra do nosso país, a preservação, não está sendo capaz de cuidar de seus próprios recursos naturais”.

O Grupo de Escoteiros Ilha dos Lobos atuou no ato de hasteamento das bandeiras. No sábado, 17 de agosto, parte da Comissão da Semana da Pátria mais integrantes do Grupo de Escoteiros buscaram o fogo simbólico em Osório, no Parque Histórico Marechal Manoel Luis Osório, que ficou guardado guardado na sede da Patram, da Brigada Militar, até esta segunda-feira, data de início das atividades da Semana. As comemorações encerram-se no dia 7 de setembro, às 16h30min, na Praça XV, ainda no dia 7 de setembro.