Saúde Bucal é tema de projeto com alunos da Manoel de Oliveira Carneiro, na Vila São João

Cerca de 320 alunos da pré-escola até o 9° ano da Escola Fundamental Manoel de Oliveira Carneiro (MOC), localizada na Vila São João, foram contemplados com projeto de saúde bucal. No primeiro semestre de 2019, ocorreram ações na área com a equipe da Unidade Básica de Saúde Alberto João Miguel, coordenada pela dentista Francieli Bortoli. A atividade do teatro também foi apresentada na EMEI Salinas.

Ao longo do período foram realizadas palestras e atividades educativas com orientações sobre escovação, alimentação saudável e temas relacionados à saúde bucal de crianças e adolescentes, a partir de linguagem apropriada com uso de vídeos, macro modelos odontológicos e realização de teatro de fantoches, de acordo com a faixa etária. Ainda, os alunos de séries iniciais tiveram a oportunidade de se familiarizar com os instrumentais odontológicos e soltar a imaginação ao brincar de dentista com massa de modelar.

Cada aluno recebeu um kit de saúde bucal com escova e creme dental. No atendimento, a escovação dental supervisionada e aplicação tópica de flúor. Foi também realizado o dia de cientista com uma experiência que simula a proteção que o flúor exerce sobre o esmalte dental mostrando a sua importância para a manutenção da saúde bucal.

A dentista ressalta a parceria e apoio da diretora, orientadoras pedagógicas e professores para o andamento das atividades e estimulação da escovação dental no ambiente escolar, bem como a realização de trabalhos em sala de aula a respeito do tema, que aconteceram paralelamente às demais atividades. O projeto em âmbito escolar é fundamental visto sua abrangência e importância em estimular a curiosidade dos alunos e o interesse pelo tema da saúde bucal em todas as etapas da vida.

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Newsletter

Obrigado por se inscrever em nossa newsletter.

Por favor, verifique seu email e clique na mensagem de confirmação para começar a receber o conteúdo.

Pular para o conteúdo