8ª Feira Estadual de Agricultura Familiar supera expectativa de vendas em Torres

Cerca de R$ 315 mil foram comercializados na 8ª Feira Estadual de Agricultura Familiar que ocorreu entre os dias 20 e 25 de fevereiro na Rua Itapeva junto à Praça XV de Novembro. Conforme o assessor da Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Rio Grande do Sul, Jocimar Rabaioli, esta edição da Feira superou as expectativas da organização. O período de Carnaval intensificou as visitas nos estandes das 53 agroindústrias familiares provenientes de 40 municípios gaúchos.

O evento disponibilizou uma diversidade de produtos, tais como queijos, salames, geleias, biscoitos, doces, sucos naturais, bolos, cucas, pães, vinhos, erva-mate, cuias, cachaça, mel, flores, plantas e artesanato. Só de queijos foram comercializados dois mil quilos de queijos e 1.200 quilos de salames. A Feira é promovida pela Prefeitura Municipal de Torres, FETAG-RS, EMATER e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. A SEAPDR foi a parceira responsável pela estrutura do evento, com a participação aproximada de R$ 90 mil.

Na solenidade de abertura oficial, de uma maneira geral, as autoridades presentes destacaram que as agroindústrias precisam deste espaço de comercialização e que esta é a principal alternativa para o desenvolvimento econômico e social do campo, garantindo também a sucessão familiar na propriedade.

Do total dos participantes da Feira, três integram o Programa Municipal de Agroindústria: a Orquisel Orquidário (Torres), Afarve (Rio Verde) e Mulheres em Ação, do Barro Cortado, com artesanato de palha de bananeira.