Evento rural “Todas por Todas” reúne mais de 500 mulheres em Torres

Para marcar o Dia Internacional da Mulher, mais de 500 mulheres do segmento rural reuniram-se nesta sexta-feira, 6 de março, em Torres, para atividades que promoveram a conscientização sobre a atuação da trabalhadora rural da região. A iniciativa começou com uma caminhada pela cidade, chamando a atenção dos transeuntes e comerciantes com as palavras de ordens e cartazes exibidos por mulheres e homens que participaram da iniciativa. “Todas por Todas” é o evento promovido pela Associação Regional Sindical Litoral formado por dez Sindicatos.

Depois da caminhada, os envolvidos participaram de programação realizada no Salão Paroquial., pela manhã e tarde. A prestação de serviço do SUS e a violência contra a mulher estavam entre os temas mais tratados. Conforme a vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Torres e futura presidente, Diana Hahn Justo, o movimento não visa a comemoração da data, mas lembrar das lutas das mulheres. Nesta sexta, a caminhada buscou motivar a conscientização pelo atendimento do SUS e pelo alto número de feminicídios no Brasil.

Estavam representados no evento, os municípios de Dom Pedro de Alcântara, Itati, Maquiné, Osório, Palmares do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Mampituba, Morrinhos do Sul, Terra de Areia, Três Cachoeiras, Três Forquilhas, Viamão e Torres. Além das trabalhadoras rurais, também participaram e apoiaram a iniciativa, muitas entidades locais, como a Emater, Sicredi, Centro Ecológico, Conselhos e vários Grupos de Mulheres. A Prefeitura apoiou o evento que também contou com a presença do prefeito, da primeira-dama, chefia de gabinete e secretários municipais, como o secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Pesca, José Vanderlei Brocca,