Prefeitura cria Disque-Corona para casos suspeitos de coronavírus

A Prefeitura de Torres promoveu na tarde desta sexta-feira, 13 de março, reunião com os secretários de Saúde da Comarca para tratar do combate ao coronavírus. O propósito da Secretaria Municipal de Saúde é o dos municípios trabalharem juntos para maior prevenção ao COVID-19. Na reunião foi apresentada a estratégia de Torres para enfrentar a situação: na eventualidade de caso suspeito de coronavírus, deve ser acionado o Disque-Corona (51) 3626 1532 que dará início a tática montada.

O Disque funcionará diariamente e será atendido por um técnico da Saúde capacitado sobre a doença, que fará indagações a partir de um aplicativo especializado. No caso de confirmarem-se as suspeitas, um técnico da Vigilância Epidemiológica irá à residência deste que ligou, para coleta de secreção, para análise. Com a visita do técnico evita-se que o doente circule pelas ruas, Unidades de Saúde e Pronto Atendimento 24 horas, contaminando muitos.

A estratégia apresentada pelo secretário Cláudio Paranhos e equipe aos participantes da reunião foi acatada pelo grupo, porém, cada município deverá montar seu suporte básico. No caso de Torres, se após o isolamernto domiciliar vir a confirmar-se o coronavírus, o paciente será removido pelo SAMU ao Hospital Nossa Senhora dos Navegantes. Alguns municípios terão que operacionalizar este encaminhamento com o hospital, devido não terem SAMU. O hospital vai atender os casos confirmados.

Participaram da reunião, representantes de Dom Pedro de Alcântara, Mampituba, Morrinhos do Sul e Três Cachoeiras. Ainda no encontro, a Prefeitura de Torres mostrou a necessidade de ser criado um Comitê Microregional como estratégia de ação neste momento. Ainda na tarde deste sexta-feira, o assunto foi discutido em reunião com os secretários municipais, com a participação do prefeito em exercício. Nova reunião para analisar o assunto está marcada para a próxima terça-feira.