Prefeitura e entidades comerciais definem ações a partir do distanciamento social

Com o propósito dos diversos segmentos comercias de Torres, melhor se adequarem ao regramento para evitar a propagação da COVID-19, a Prefeitura, através da Secretaria de Trabalho, Indústria e Comércio promoveu uma reunião na tarde desta quinta-feira, 14 de maio, para tratar do distanciamento social controlado junto com representantes das áreas comerciais. O município de Torres está classificado com a bandeira laranja, devendo adotar a aplicação de determinadas medidas de prevenção à COVID-19. Cumprido o decreto, o município evita a bandeira vermelha, mais rígida, e saí em busca da bandeira amarela, de maior flexibilidade na área comercial.

A reunião foi conduzida pelo prefeito Carlos Souza e pelo secretário municipal de Trabalho, Indústria e Comércio, Alexandre Porcatt. Ambos destacaram a importância do diálogo e união para enfrentamento da crise provocada pelo coronavírus. No encontro foram analisados os decretos estaduais no 55.240, que institui o Sistema de Distanciamento Controlado para fins de prevenção e de enfrentamento e o no 55.241, ambos de 10 de maio, este último determinando a aplicação das medidas sanitárias. Também foram abordadas as definições sobre as bandeiras, amarela, laranja, vermelha e preta.

O prefeito Carlos Souza falou que o município irá tomar mais medidas de restrição, isolando outros locais, assim como já foi feito em pontos turísticos, praças e academias ao ar livre, para evitar aglomeração. Disse estar preocupado com a economia do município, avaliando que o fechamento do comércio um só dia na semana, aos domingos, é uma medida que previne a disseminação da doença na cidade e que não prejudica tanto o setor.

Os participantes ficaram satisfeitos com a iniciativa da administração municipal em reunir o setor. Todos devem acatar o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, a fim de evitar a disseminação da doença no município. A reunião serviu de subsídio à elaboração do decreto 093/20 publicado nesta quinta-feira. Participaram do encontro, a Associação dos Contadores de Torres, com Ledijani Carvalho; Forum Empresarial, com Eraclides Maggi; Sindilojas, com Nasser Samhan; representante das Academias, Roberto Vargas; Acissat, com Zênia Lummertz, representante da Associação dos Camelôs de Torres, José Milton de Almeida; a Procuradora Geral do Município, Pâmela Souza; e o diretor da TIC, Rafael Silveira.