Meio Ambiente e Urbanismo informa o procedimento de logística reversa em Torres

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo informa o procedimento de logística reversa no município de Torres, A Logística reversa compreende num conjunto de ações que viabiliza a coleta de diversos tipos de resíduos, produtos e embalagens consumidos, para que ocorra a destinação final ambientalmente adequada. O referido termo passou a ser um dos principais temas com a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), implementada pela Lei 12.305 de 2 de agosto de 2010.

Tal medida é aplicada para haver a destinação final adequada, desde embalagens comuns, como óleos lubrificantes, pneus, lâmpadas, pilhas e entre outros inúmeros produtos de uso rotineiro.

Apesar da legislação ser datada do ano de 2010, aos poucos a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo, vem tomando medidas para que se chegue a um denominador comum e faça com que a operação seja a mais correta possível.

Nesse sentido, em 19 de março de 2020, haveria uma reunião em que o secretário do Meio Ambiente e Urbanismo, Júlio Agápio, ministraria para os comerciantes locais as tratativas da logística reversa no município para cumprimento do que seria solicitado. Contudo, com o início do isolamento social por conta da pandemia da COVID-19, teve de ser cancelada a explanação.

Futuramente, com as adequações por conta da pandemia e o aguardo do seguimento normal do cotidiano em geral, será remarcada uma nova reunião com aviso prévio dos comerciantes (lojas, mercados, ferragens, etc.).

Portanto, em breve os estabelecimentos receberão comunicado dando orientações referentes a determinados tipos de resíduos.