Nesta Semana Mundial do Brincar, Educação Municipal propõe muita imaginação

Estamos na Semana Mundial do Brincar. É uma semana de sensibilização anual sobre a importância das brincadeiras na Infância. A Secretaria Municipal de Educação junto com as Equipes Pedagógica das escolas, por meio de encontros virtuais, vem dialogando e estimulando ações que promovam reflexões sobre a importância do brincar no desenvolvimento infantil através das redes sociais e canais de comunicação das escolas.

No município de Torres, através da Lei 5.053 de 07 de junho de 2019, de autoria do vereador Fábio da Rosa, foi instituída a Semana do Brincar, que acontece todos os anos na semana do dia 28 de maio, incorporado oficialmente ao Calendário de Eventos do Município.

No Brasil, a Aliança pela Infância e a Rede Nacional da Primeira Infância mobilizam entidades e núcleos sociais como, educadores, associações, representantes de diversos segmentos, comunicadores digitais, instituições privadas e governamentais em ações que buscam valorizar e lembrar da importância do Brincar para todos, especialmente para as crianças.

Na edição deste ano, dentro do contexto de excepcionalidade que estamos vivendo,  a Aliança pela Infância propõe como tema o “Brincar entre o Céu e a Terra”. A proposta promove a reflexão sobre a importância de cultivar a imaginação  e brincadeiras livres, tão essenciais para o desenvolvimento da criatividade e repertório cultural  das crianças.

No território da imaginação há lugar para elefantes cor de rosa e oceanos no quintal de casa, em que navegam aventureiros, bailes com dinossauros… As casas com portas no teto e janelas no chão podem existir apenas com papel e lápis, ou giz, ou de tantos outros jeitos. Nesse território constroem-se aventuras e narrativas com caixas de papelão, pedaços de pano, tampas de garrafa, blocos de madeira… e assim vão tomando forma repertórios de possibilidades, impossibilidades e de vida.” (parte do texto extraído da página oficial Aliança pela Infância)

Este é um convite da Secretaria Municipal de Educação, destacando que é um momento importante para resgatarmos memórias de nossa Infância e ajudarmos nossas crianças a construírem boas memórias de suas infâncias neste período de isolamento social, onde mais do que nunca se faz necessário fortalecer os vínculos e cuidarmos da saúde emocional.