UCS instalará Campus Universitário em Torres

Com o propósito de promover o desenvolvimento de Torres, no dia 25 de junho, o prefeito Carlos Souza e o empresário Eraclides Maggi, representando o Fórum Empresarial, estiveram em Caxias do Sul visitando o Reitor da Universidade de Caxias do Sul, Prof. Dr. Evaldo Antonio Kuiava. O contato visou demonstrar o interesse da cidade em acolher a Universidade diante de solicitação dirigida ao Ministério da Educação. A Universidade de Caxias do Sul encaminhou ao MEC pedido de credenciamento como Campus Universitário da Unidade em Torres, funcionando atualmente como Polo de Apoio Presencial. Conforme o prefeito, a iniciativa representa maior desenvolvimento para Torres e região.

Atualmente, a Unidade da instituição funciona no município desde outubro de 2019 na Avenida José Bonifácio, 793, oferecendo graduação EAD e pós-graduação. O processo, desenvolvido em conjunto com a Prefeitura e a Câmara de Vereadores, propõe a instalação de quatro cursos iniciais: Design de Interiores, Direito, Enfermagem e Psicologia. A aprovação da solicitação pelo Conselho Universitário (Consuni) ocorreu em assembleia ordinária do órgão deliberativo na quinta-feira, dia da visita.

A partir de um movimento de lideranças representativas e da comunidade local, o Polo de Apoio Presencial da UCS em Torres foi implantado em 23 de outubro de 2019, tendo ofertado seu primeiro vestibular para o ano de 2020 oferecendo 18 cursos de graduação na modalidade de Educação a Distância (EAD) e 13 cursos de pós-graduação lato sensu. A unidade abrange 22 municípios do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, que somam 342 mil habitantes, atendidos por apenas três universidades, o que gera grandes deslocamentos de estudantes para instituições da Região Metropolitana de Porto Alegre ou do Extremo Sul de Santa Catarina.

A carência de opções para ingresso no Ensino Superior na região gerou uma demanda represada. De acordo com dados do IBGE, dos 72,89% dos estudantes que concluíram o Ensino Médio no Litoral Norte, apenas 13,37% completaram um curso superior. Com a implantação de um campus na região, além da formação de profissionais altamente qualificados e dispostos a acompanhar o desenvolvimento econômico, social e cultural da região, a UCS propiciará, em suas atividades de pesquisa, extensão e ensino, ações que trarão mais desenvolvimento no campo da economia, ecologia, agricultura, turismo, cultura e artes, consta na justificativa da solicitação enviada ao MEC.
(Foto de Franklin Rosa)