UCS instalará Campus Universitário em Torres

Com o propósito de promover o desenvolvimento de Torres, no dia 25 de junho, o prefeito Carlos Souza e o empresário Eraclides Maggi, representando o Fórum Empresarial, estiveram em Caxias do Sul visitando o Reitor da Universidade de Caxias do Sul, Prof. Dr. Evaldo Antonio Kuiava. O contato visou demonstrar o interesse da cidade em acolher a Universidade diante de solicitação dirigida ao Ministério da Educação. A Universidade de Caxias do Sul encaminhou ao MEC pedido de credenciamento como Campus Universitário da Unidade em Torres, funcionando atualmente como Polo de Apoio Presencial. Conforme o prefeito, a iniciativa representa maior desenvolvimento para Torres e região.

Atualmente, a Unidade da instituição funciona no município desde outubro de 2019 na Avenida José Bonifácio, 793, oferecendo graduação EAD e pós-graduação. O processo, desenvolvido em conjunto com a Prefeitura e a Câmara de Vereadores, propõe a instalação de quatro cursos iniciais: Design de Interiores, Direito, Enfermagem e Psicologia. A aprovação da solicitação pelo Conselho Universitário (Consuni) ocorreu em assembleia ordinária do órgão deliberativo na quinta-feira, dia da visita.

A partir de um movimento de lideranças representativas e da comunidade local, o Polo de Apoio Presencial da UCS em Torres foi implantado em 23 de outubro de 2019, tendo ofertado seu primeiro vestibular para o ano de 2020 oferecendo 18 cursos de graduação na modalidade de Educação a Distância (EAD) e 13 cursos de pós-graduação lato sensu. A unidade abrange 22 municípios do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, que somam 342 mil habitantes, atendidos por apenas três universidades, o que gera grandes deslocamentos de estudantes para instituições da Região Metropolitana de Porto Alegre ou do Extremo Sul de Santa Catarina.

A carência de opções para ingresso no Ensino Superior na região gerou uma demanda represada. De acordo com dados do IBGE, dos 72,89% dos estudantes que concluíram o Ensino Médio no Litoral Norte, apenas 13,37% completaram um curso superior. Com a implantação de um campus na região, além da formação de profissionais altamente qualificados e dispostos a acompanhar o desenvolvimento econômico, social e cultural da região, a UCS propiciará, em suas atividades de pesquisa, extensão e ensino, ações que trarão mais desenvolvimento no campo da economia, ecologia, agricultura, turismo, cultura e artes, consta na justificativa da solicitação enviada ao MEC.
(Foto de Franklin Rosa)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Skip to content