Torres terá Outubro Rosa com ações agendadas, devido à Covid-19

Embora o coronavírus seja, sem dúvida, a maior preocupação de todos neste momento na área da saúde, a população não deve esquecer dos cuidados para prevenção do câncer de mama. A equipe da rede municipal de saúde convida a população feminina a participar dos eventos do Outubro Rosa X Câncer de Mama que ocorrerão no mês de outubro em todas as Unidades de Saúde do município e no Posto Central Cada Unidade terá uma programação distinta, seguindo as necessidades do local. Confira a programação do Posto Central e ESFs.

Em todas as oportunidades, serão abordados os temas referentes a Campanha de Saúde da Mulher, principalmente conscientização sobre prevenção de câncer de mama e colo de útero. Serão dadas orientações e esclarecimentos e realizados agendamento de mamografia, coleta de material para exame citopatológico de colo de útero, coleta de testes rápidos, entre outros. As Unidades de Saúde também atuarão em determinados dias com horário estendido. Para participar das ações, as mulheres devem procurar as Unidades de Saúde ou as agentes comunitárias.

O Outubro Rosa é uma ação conhecida e comemorada em todo o mundo. Começou nos Estados Unidos em 1990. No Brasil, este movimento iniciou em São Paulo em 2002 e posteriormente se propagou para outras capitais em outubro de 2008. Apesar de neste ano o protagonismo atual ser da Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde chama a atenção das mulheres para a importância da campanha e estimula o autoexame das mamas que pode ser feito em casa. Este é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo, e por isto, merece tanta atenção. Confira:

CRONOGRAMA DAS AÇÕES

VILA SÃO JOÃO

ESF PADRE LUIZ BENINI

Nas quartas-feiras de outubro, 07, 14, 21 e na terça-feira, 27/10, com agendamento prévio, será oferecido coleta de citopatológico de colo de útero e solicitação de mamografia, nos seguintes horários: das 8h às12h e das 13h30min às 19h. Nos mesmos dias e horários serão oferecidos Testes Rápidos (HIV, HCV, HBsAg e Sífilis).

ESF ALBERTO JOÃO MIGUEL
No ESF Alberto, está programado agendamento todas as quartas do mês de outubro e na quarta-feira, 21, terá horário estendido, até 20h.

POSTO CENTRAL

Serão realizados agendamento de mamografias procedimentos, como coleta de material para exame citopatológico de colo de útero coleta de testes rápidos, entre outros. Nas quartas-feiras, dias 07, 14 e 21, das 13h às 19h

CURTUME
No Curtume, as ações do Outubro serão realizadas basicamente nas quintas-feiras, das 13h30min às 19h. Dias 01, 08, 15, 22 e dia 29, serão realizados preventivos, vacinação e testes rápidos. Serão dez vagas agendadas de 30 em 30 minutos para preventivo a fim de evitar aglomeração. Os Testes Rápidos serão realizados conforme a demanda, de preferência, agendados, bem como as vacinas.

SÃO BRAZ
Neste Outubro Rosa o atendimento especial às mulheres ocorrerá nas quartas-feiras, até 18h30min, com preventivo e mamografia nos dias 07, 14 e 21.

ESF SÃO FRANCISCO
O ESF São Francisco vai disponibilizar na semana de 19 a 23, de segunda a sexta-feira, coleta de citopatológico com horário agendado, solicitação de mamografia, teste rápido com horário agendado, vacinação. Na segunda e na quarta-feira, após triagem com a enfermagem, será realizada também Consulta de Saúde da Mulher.

SÃO JORGE
Neste Outubro Rosa, as usuárias do ESF do São Jorge terão à disposição, coleta de preventivo e Testes Rápidos nos seguintes dias 05 (segunda-feira), 07 (quarta-feira), 14 (quarta-feira), 19 (segunda-feira), 21 (quarta-feira) e 27 (terça-feira). Para melhor atendimento, o horário será estendido, encerrará às 19h.

ESF RIO VERDE
Para as moradoras do Rio Verde e arredores será realizada ação com a intensificação da coleta de exame citopatológico, solicitação de mamografia e Testes Rápidos (HBV, HCV, HIV e Sífilis) nos dias 6, 7 e 8 , terça, quarta e quinta, e ainda nas quartas-feiras, 14 e 21. Mas atenção para os horários: dias 06 e 08 o atendimento ocorrerá pela manhã. Nos outros dias, será pela manhã e tarde, sendo que no dia 21, será estendido até 19h.

PRAIAS DO SUL
A ação do Outubro Rosa dirigida à população feminina de todas as Praias do Sul, terá coleta de preventivo na Praia Recreio dia 7/10 (quarta-feira) e 21/10 (quarta-feira), das 14h às 17h30min. Na Praia Paraíso também ocorrerá o preventivo, nos dias 14/10 (quarta-feira) e 27/10 (terça-feira), no mesmo horário.