Devido à Covid-19 e a Dengue, Prefeitura orienta sobre visitação nos cemitérios neste Finados

Neste Dia dos Finados, com o propósito de permanecer combatendo a disseminação da Covid-19 em Torres e também à Dengue, a Prefeitura de Torres, através da Secretaria de Saúde, orienta sobre a visitação nos cemitérios da cidade. As recomendações oferecem maior segurança para a saúde da população. A primeira orientação é de que as pessoas evitem a aglomeração, não deixando para visitar os entes queridos apenas no Dia dos Finados, dia 2 de novembro, segunda-feira. A recomendação é de que compareçam aos cemitérios também no sábado e domingo, impedindo a concentração na segunda-feira.

As regras sanitárias devem ser respeitadas como o uso da máscara e, o distanciamento social de no mínimo um metro e meio. As pessoas devem levar sua própria água, recipiente com álcool gel 70%, respeitarem a etiqueta respiratória, no caso de tossirem ou espirrarem, e ainda permanecerem o menor tempo possível no local. Ao público com idade avançada e portadores de comorbidades, recomenda-se que as visitas sejam feitas bem antecipadas, já a partir desta sexta-feira, dia 30 de outubro. E que procurem os horários de menor fluxo.

Embora a preocupação maior no momento seja com o coronavírus. a Prefeitura reforça o combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, responsável por uma série de doenças, como a Dengue. Solicita-se que a população fique atenta com relação às flores. Não deixe pratinhos ou embalagens plásticas que acumulem água. E também que substituam as flores naturais por artificiais e que ainda tem uma maior durabilidade, A Prefeitura pede a colaboração de todos, para que tudo possa transcorrer da melhor maneira possível.

Confira algumas dicas para a limpeza e manutenção dos túmulos nos cemitérios:
– Ao lavar os túmulos, troque a água dos vasos por terra ou areia;
– Observe se há locais com acúmulo de água e elimine-os;
– Prefira flores artificiais ou plantadas em vasos com terra (sem prato para aparar água);
– Retire as embalagens plásticas que acompanham os vasos de flores;
– Jogue no lixo os recipientes usados na limpeza dos túmulos;
– Coloque areia ou terra em locais do túmulo que possam acumular água;
– Retire os suportes que represam água nas capelas para queima de velas;
– Floreiras de concreto devem estar furadas, para permitir escoamento da água.