Vacinação contra Covid-19 retoma em Torres na próxima terça

Na próxima terça-feira, 9 de fevereiro, a Prefeitura de Torres retoma o processo de vacinação contra a Covid-19. Serão 330 doses de Coronavac destinadas a imunizar os profissionais liberais e trabalhadores da área de saúde da rede privada listados no anexo II do Plano Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde*. O procedimento será realizado no Ginásio da Escola Alcino Pedro Rodrigues, situado em frente ao Corpo de Bombeiros, a partir das 8h e enquanto tiverem estoque.

Para receberem a vacina, os trabalhadores deverão levar documentação que comprovem a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde, a exemplo da carteira profissional dentro da validade, que demonstre atualmente estarem atuando na área.

Nesta sexta-feira, 5 de fevereiro, a Secretaria Municipal da Saúde continuou realizando aplicações em pessoas priorizadas no primeiro grupo, ou seja, nos trabalhadores que atuam na linha de frente ao combate da Covid-19 e que por algum motivo ainda não foram imunizados.

A Secretaria contava com um estoque de 40 doses. Ao invés de perda técnica nas doses, ocorreu um ganho. Até esta última quinta-feira, 4 de fevereiro, foram aplicadas 981 doses de vacina de um total de 1009 recebidas. Ao invés de 28 doses restantes, a Secretaria teve um ganho de 12 doses, de acordo com a explicação do coordenador de Vigilância Epidemiológica, Renan Emerim Monteiro.

O coordenador esclareceu ainda que a remessa de 609 doses de Coronavac recebidas recentemente pelo município serão destinadas à segunda dose dos que já foram imunizados com a mesma vacina.

* de acordo com o anexo II do Plano Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde, os Trabalhadores dos serviços de saúdes são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios,laboratórios e outros locais. Desta maneira, compreende tanto os profissionais da saúde – como médicos, enfermeiros, nutricionistas,fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos,farmacêuticos, odontologistas,fonoaudiólogos, psicólogos, serviços socais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares –quanto os trabalhadores de apoio,como recepcionistas, seguranças,pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, masque não estão prestando serviços direto de assistência à saúde das pessoas. Inclui-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares como os cuidadores de idosos e doulas/parteiras, bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados.