Conheça sobre as baleias, gigantes dos mares

Texto do Especialista em Análise Ambiental, Rodrigo De Rose da Silva, para a Semana do Meio Ambiente

Baleia-Franca – Gigante dos Mares

O litoral do estado do Rio Grande do Sul é um dos mais ricos em diversidade biológica do planeta. Entre os diversos fatores que favorecem esta condição, um dos principais, é a influência de correntes marinhas atuantes na região.

Anualmente, no período de inverno até início da primavera, a corrente predominante, proveniente das regiões subpolares, é a corrente das Malvinas.

As correntes, além de exercerem um papel muito importante na disponibilidade de nutrientes no ambiente marinho, possibilitam, também, que espécies de animais marinhos otimizem seus deslocamentos e migrações para o sul do Brasil.

E, nesta vasta diversidade de vida, alguns animais marinhos que visitam o nosso litoral se destacam ao começarem a aparecer na costa do município de Torres e adjacências, como as ilustres e gigantes dos mares, baleias-franca.

As baleias-franca utilizam a costa sul do Brasil no período de inverno e primavera para acasalar, parir e amamentar os seus filhotes, fugindo assim de águas ainda mais frias e revoltas dos mares polares, o que confere proteção térmica aos filhotes e a fuga contra predadores muito presentes naquelas regiões, como orcas e tubarões.

Durante este tempo em que permanecem na região sul do Brasil, podem ser avistadas muitas vezes próximas à linha de arrebentação.

A topografia do município de Torres é um facilitador para avistagens destes animais, o alto das torres do Morro do Farol, Guarita e Cal são excelentes pontos de observação e de fácil acesso à comunidade e visitantes.

Fatores ambientais, como, baixa intensidade de vento, mar calmo e de coloração mais clara podem facilitar a avistagem das baleias, que pode ser feita também com o auxílio de binóculos.

Características e curiosidades:
– A baleia-franca adulta pode ficar submersa por aproximadamente 20 minutos após a troca gasosa;
– Uma baleia-franca adulta chega a pesar 45 toneladas e medir 18 metros;
– Um filhote de baleia-franca nasce com aproximadamente 5-6 metros e pesando 4-5 toneladas;
– Um filhote de baleia-franca pode ingerir aproximadamente 200 litros de leite por dia nos primeiros meses de vida, podendo engordar 50 quilos diariamente;
– A baleia-franca é a única espécie de baleia do Atlântico Sul que não apresenta nadadeira dorsal;
– Alguns comportamentos observados: descanso e natação, atividades aéreas (saltos, exposição de cauda e nadadeiras peitorais), brincadeiras entre mães e filhotes;
– Raramente podem ocorrer nascimentos de filhotes albinos como este na foto abaixo avistado na Praia de Itapirubá Sul – Laguna/SC no ano de 2011:

Aventure-se nesta emoção e venha conhecer Torres e seus atrativos naturais.

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Newsletter

Obrigado por se inscrever em nossa newsletter.

Por favor, verifique seu email e clique na mensagem de confirmação para começar a receber o conteúdo.

Pular para o conteúdo