Saiba sobre a importância da guarda responsável de animais

Um dos temas tratados na Semana do Meio ambiente foi a guarda responsável de animais. A guarda é o conjunto de regras básicas que deve ser seguido pela família que decide ter um animal de estimação a fim de garantir a saúde física e mental, a segurança e o bem estar do novo membro da família.

Os animais são seres capazes de sentir fome, frio, sede, solidão e dor. O tutor tem como deveres: alimentar seu animal, manter água fresca, limpa e sempre disponível, oferecer abrigo adequado, preocupar-se com a saúde do animal levando-o periodicamente ao Médico Veterinário para exames de rotina, administração de vacinas, vermífugos e antipulgas, oferecer carinho, brincadeiras, passeios e um ambiente livre de estresse e medo.

É importante lembrar que deve-se ter a consciência que durante 12 anos, em média, o cão e o gato necessitarão desses cuidados e mesmo que o tutor passe por algumas mudanças em sua vida, ele ainda é o responsável. Outro dever muito importante do tutor é a esterilização dos animais. Estima-se que um macho e uma fêmea possam gerar, através de suas sucessivas gerações, 80 milhões de animais em um período de dez anos. A castração é a única forma segura e eficaz de controlar essa superpopulação, diminuir casos de maus tratos e propagação de doenças que podem, inclusive, afetar o ser humano. Além desses benefícios, esterilizando os animais evitamos tumores de mama, próstata, testículos, gestações psicológicas, infecções uterinas, fugas e brigas.

Se você possui tempo, condições e responsabilidade, dê preferência a animais assistidos por ONGs ou pelo Canil Municipal de Torres e ADOTE. Amor não se compra. Com vacinas importadas, vermífugos e antipulgas em dia, o cãozinho da foto está albergado no Canil Municipal de Torres e à espera de um lar amoroso e responsável. A foto é do Martin.

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Newsletter

Obrigado por se inscrever em nossa newsletter.

Por favor, verifique seu email e clique na mensagem de confirmação para começar a receber o conteúdo.

Pular para o conteúdo