Mesmo em pandemia, balanço da Sala do Empreendedor mostra que o índice de regularização e novas empresas cresceu em 23,8% em Torres

Pesquisa realizada pela Prefeitura no seu banco de dados apontou que os números de regularizações e de novas empresas na cidade, foi constatado um aumento de 23,8% entre o primeiro trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2021. O relatório consolida a importância da Sala do Empreendedor para os pequenos negócios. No local são prestados diversos serviços que objetivam apoiar os empreendedores do município no desenvolvimento de suas atividades.

Localizada no prédio administrativo da Prefeitura, está vinculada à Secretaria Municipal de Trabalho, Indústria e Comércio e vem contribuindo para a agilidade e legalização de pequenos empresários. Atualmente, na Sala do Empreendedor além do Micro Empresário Individual – MEI que tem sua empresa aberta no momento do atendimento proporcionando que logo já possa ter suas atividades aprovadas e iniciar o seu negócio. A Sala do Empreendedor tem realizado a média de 40 atendimentos diários nas plataformas digitais nesse período de pandemia.

Conforme o diretor de Desenvolvimento Comercial e Industrial, Luan Dimer, o espaço tem como objetivo incentivar a legalização de negócios informais que se enquadrem nos requisitos estabelecidos pela Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, assim como pela Lei da Liberdade Econômica a fim de facilitar a abertura de novas empresas, regularizar as atividade informais e oferecer serviços que qualifiquem os empreendedores. A missão é de auxiliar o empreendedorismo, na busca contínua de suporte e auxilio à comunidade empresarial.

A Sala do Empreendedor vem disponibilizando vários meios de comunicação e encaminhamento de documentos, tais como whatsapp, e-mail e site a fim de fomentar a regularização de novas empresas no município. Segundo o secretário da pasta, Alexandre Porcatt, mesmo com a restrição atual de atendimento presencial, a Secretaria buscou alternativas para oferecer um horário de atendimento mais amplo, das 8 h às 18 h. Como fruto deste trabalho, a Sala do Empreendedor foi certificada pelo SEBRAE e FNQ – Fundação Nacional de Qualidade com o Selo Ouro em 2020. Para mais informações sobre os serviços oferecidos, visite o site saladoempreendedor.torres.rs.gov.br